0800 é sempre gratuito? Descubra aqui e saiba mais sobre o número

0800 é sempre gratuito? Descubra aqui e saiba mais sobre o número


Muita gente se pergunta se o 0800 é sempre gratuito. A resposta é sim, o 0800 é sempre gratuito, porém, algumas atenções devem ser tomadas.

Um toque importante para a economia na conta telefônica é a diferenciação dos prefixos. Nem todas as ligações efetuadas para companhias aéreas, bancos e toda sorte de empresas com atendimento ao cliente são gratuitas.

Quando o sistema de atendimento do serviço utiliza o prefixo 4004 ou 4002, é melhor ficar atento. Enquanto o 0800 é sempre gratuito, o 4004 e 4002 podem confundir os clientes e levá-los ao prejuízo na economia do fim do mês.

Muitos clientes não analisam a conta telefônica para conferir as ligações efetuadas e seus valores correspondentes. Alguns dos clientes mais desavisados podem não compreender o rombo na conta ao se depararem com uma ligação que, em tese, deveria ser gratuita.

É de suma importância solicitar à sua operadora um extrato detalhado para que você, cliente, esteja a par de cada cobrança. 

Para evitar imprevistos e gastos prescindíveis, é preciso diferenciar os prefixos 4002 e 4004 do 0800. 

Por que os prefixos diferem?

É um hábito do consumidor estabelecer contato com empresas de médio e grande porte através de ligações gratuitas. Essas ligações tendem a ter algo em comum: o 0800. Se o número de atendimento não começa com esse prefixo, é melhor ficar atento.

Nos últimos tempos, algumas empresas mudaram seu modus operandi no atendimento ao cliente. O 0800, número gratuito, passou a ser substituído por números pagos.

Algumas empresas passaram a utilizar o 0800 para ligações de fora do estado. Ligações efetuadas dentro da capital passaram a adotar o 4004 e 4002.

O contrário também acontece. Em alguns serviços, o 0800 é sempre gratuito quando a ligação é feita dentro da capital ou do estado. Para outras localizações, é preciso desembolsar algum dinheiro para contatar o atendimento.

Alguns desconhecem essa nova determinação, enquanto para outros essa diferenciação pode passar despercebida. A regra de que o 0800 é sempre gratuito tem suas variáveis dentro da confusão de prefixos.

Nos prefixos 4004 e 4002, o cliente deve aguardar na linha por minutos, enquanto o valor da ligação é contabilizado. A espera na linha é o que acarreta o valor salgado na conta telefônica do fim do mês.

Para evitar ficar plantado e ainda pagar uma quantia inconveniente, se faz necessário que algumas medidas sejam tomadas.

É permitido cobrar por atendimento ao cliente?

A resposta é sim. O 0800 é sempre gratuito, mas a cobrança pelo atendimento não ilegal. Para algumas empresas, porém, o 0800 é uma exigência. Isto é, o serviço gratuito deve ser oferecido a todos os clientes, sem distinções.

E agora, o que faço?

A melhor forma de evitar o descontrole de gasto na conta telefônica é evitando ligações em horário de pico, exceto quando se tratar de um número 0800, que é sempre gratuito, é claro.

Se for necessário ligar para um serviço de atendimento pago, nada melhor do que optar por fazê-lo em um horário de pouco tráfego na linha. Do contrário, a chance de ficar esperando é maior.

Lembre-se que cada minuto de espera estará sendo cobrado, por isso, evite horários comerciais e congestionados. Isso promoverá a economia e poupará seus ouvidos daquela musiquinha de espera interminável.

Considerações finais

O 0800 é sempre gratuito, mas esteja atento para outros serviços que, a depender do prefixo, cobram a ligação.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

0800 Voip Recife0800 Voip Mauá0800 Voip Vitória
0800 Voip Guarulhos0800 Voip São Paulo0800 Voip Belo Horizonte
0800 Voip Mogi das Cruzes0800 Voip Governador Valadares0800 Voip Curitiba
0800 Voip Sorocaba0800 Voip Ipatinga0800 Voip Porto Alegre
2019-03-14T14:39:54-03:00sexta-feira, 21 dezembro 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empresa de telefonia homologada ANATEL STFC, somos especializados em soluções e inteligencia em sistemas como PABX Virtual, Callcenter, PA Digital, Video Conferencia, APIs de integrações, CRM, VOIP, telefonia IP Digital, numeros DID, números especiais 0800 e 4000, CallBack, gravações de ligações, tarifador de ligações e muito mais.

Deixar Um Comentário