Cabeamento estruturado de telefonia: um guia prático

Cabeamento estruturado de telefonia: um guia prático


O cabeamento estruturado é a nomenclatura utilizada para nomear a forma de conexão de um sistema de cabos, condutores, conectores e dispositivos utilizados para estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações, onde existem normas e padrões que devem ser seguidos para que tal infraestrutura possa ser instalada.

 width=

Através do cabeamento estruturado é possível transportar os sinais que serão emitidos por um transmissor até o seu receptor, sendo uma rede física que combina cabos UTP com blocos de conexão e também adaptadores, além de outros elementos.

Leia também:

Entendendo um pouco mais sobre cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado permite que aconteça flexibilização sobre a instalação dos sistemas que trabalharão em conjunto, utilizando a sua estrutura. Além disso, existe a independência dos fornecedores e também dos protocolos utilizados para oferecer um aumento na capacidade de crescimento. Outro ponto interessante sobre o cabeamento estruturado é que sua gestão é simples.

Para a colocação do cabeamento estruturado normalmente são utilizados cabos de cobre de um par torcido, utilizado em redes do tipo IEEE 802.3, onde é possível optar pelo uso de cabos de fibra óptica ou também de cabos coaxial. No momento da colocação, é preciso ter em mente o total da extensão de todo o cabeamento e também da segmentação do tráfego, para que seja possível verificar a possibilidade de interferências eletromagnéticas e ainda se existe a necessidade de criação de redes virtuais.

Qual a importância do cabeamento estruturado de boa qualidade?

O cabeamento estruturado surgiu como uma solução para o crescimento de troca de informações e pela procura exacerbada por serviços de telecomunicações. Devido a essa necessidade, criou-se uma nova segmentação no mercado para atender essa nova exigência mercadológica.

 width=

O cabeamento estruturado, quando bem executado, traz diversas vantagens onde a principal delas é a redução de custos com as novas instalações, visto que as manutenções são mais simples e mais rápidas além de serem mais seguras, permitindo que seja possível que o sistema esteja disponível para que novas aplicações possam ser instaladas, que envolvem voz, imagem e também dados.

Além disso, podemos citar a garantia de desempenho devido a confiabilidade no cabeamento, a redução dos custos com mão-de-obra e também com a montagem da infraestrutura, possibilitando a ampliação/alteração para novas implementações. Quando a padronização do cabeamento está correta, é possível atender diversos tipos de serviços sem depender de tipo de equipamento ou de fabricante, agregando assim outros benefícios bem como a solução de problemas de crescimento da sua área tecnológica.

Para que você consiga usufruir de todas essas vantagens, é preciso encontrar uma empresa de confiança, para executar seu cabeamento da forma correta, oferecendo os melhores serviços com qualidade, que você só encontra na TW Solutions. Entre em contato e encontre a melhor solução para você!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:55:46+00:00quinta-feira, 19 abril 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário