Chatbots são seguros? Veja por que contratar um robô para sua operação!

Chatbots são seguros? Veja por que contratar um robô para sua operação!


Os chatbots surgiram com o intuito de automatizar o atendimento a clientes e gerar economia para empresas. Mas, certa desconfiança leva líderes de empresas ao questionamento: chatbots são seguros?

Para o que antes não passava de só mais um tema de filmes de ficção científica, a inteligência artificial tem se mostrado cada vez mais real e presente no meio corporativo. Humanos e máquinas já “dividem” cargos em empresas e os benefícios dessa parceria se consolidam a cada novo lançamento e evolução tecnológica.

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O que são chatbots?

Comumente usados por diversas empresas no setor de atendimento, chatbot é uma programação de computador que tenta imitar a conversação humana, interagindo com o usuário a fim de responder questões pré-programadas consultando um banco de dados. A ideia, claro, é fazer com que esse processo seja o mais natural possível, com o computador mostrando-se agradável e simulando o comportamento humano.

O termo “chatbot” (chat de conversa e bot de robô) ficou conhecido em 1994 através de Michael Mauldin, criador do primogênito Verbot para a Twelfth National Conference on Artificial Intelligence.

Afinal, chatbots são seguros?

Sim, chatbots são seguros e confiáveis. Mesmo possuindo inteligência artificial, eles são formados por um conjunto de algoritmos que seguem padrões específicos e sugerem regras pré-estabelecidas.

O primeiro passo das empresas na criação de um chatbot é programar uma sequência de palavras-chave, assim como comandos especiais conforme a necessidade de cada cliente, tornando cada chatbot único. Portanto, mesmo adaptando-se aos gostos diversos, dificilmente os chatbots fugirão desse conjunto de regras da sua programação.

Quando algo fora do padrão ocorre, o chatbot envia uma mensagem de erro à empresa desenvolvedora e direciona o atendimento a um humano.

Vantagens de ter um chatbot em sua empresa

Veja por que contratar um robô para sua operação pode ser vantajoso:

  • A maior vantagem em ter um chatbot, sem dúvida, é a possibilidade de poder oferecer ao seu cliente um atendimento imediato, todas as horas do dia, todos os dias. Soluções que antes dependiam de horários específicos para atendimento podem ser apresentadas em tempo real.
  • A redução na folha de pagamentos será notória e imediata. Pode parecer um tanto irônico, mas chatbots não precisam receber passagem, alimentação, horas extras, muito menos darão a empresa custos quando seus contratos forem cancelados. Uma economia e tanto para as empresas.
  • Chatbots direcionados para disponibilizar dados de produtos a clientes aumentam as vendas e agilizam o processo de realização dos pedidos, além de salvarem em seu banco de dados a compra, gravando as preferências do cliente e oferecendo produtos parecidos a fim de efetivar sempre novas compras.

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Considerações finais

Acima foram citadas somente algumas vantagens em ter um chatbot a seu serviço, mas existem muitas mais. Chatbots tem se mostrado ágeis e eficientes, com possibilidade de atuação em diversas plataformas, como aplicativos, redes sociais ou mesmo em sites de empresas. As possibilidades para seu uso são amplas.

Esperamos tê-los ajudado a tirar todas as suas dúvidas sobre a segurança dos chatbots. Agora que você já sabe que chatbots são seguros, aproveite e conheça as melhores ferramentas de Inteligência Artificial desenvolvidas pela TW Solutions. Dentre elas, destaca-se um chatbot cognitivo como você nunca viu antes!

Site TW Solutions

2018-11-23T19:06:03+00:00quarta-feira, 2 maio 2018|Chatbot|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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