Como a Telefonia 4.0 vai revolucionar o mercado de Telecom

Como a Telefonia 4.0 vai revolucionar o mercado de Telecom


Telefonia 4.0 é um termo novo que começou a ser utilizado no começo de 2017 por operadores de telefonia que passaram a considerar um novo cenário com foco no cliente, boas práticas de Telecom, controle de ligações, gestão de PABX Virtual e rotas de menor custo de telefonia e já começaram a adaptar seus modelos de negócio para atender o mercado. A Telefonia 4.0, portanto, não é uma mudança tecnológica propriamente dita, mas uma mudança na forma de oferecer serviços diante de tantas inovações.

 width=

Neste novo modelo de negócio, as operadoras chamam para si a responsabilidade de entregar ao cliente todo o suporte necessário a fim de proporcionar a ele todos os benefícios da telefonia digital a custos acessíveis. A Telefonia 4.0 é um desdobramento do uso do VoIP (Voice over Internet Protocol) e da gama de recursos e serviços provenientes desta tecnologia.

Pensar na Telefonia 4.0 é pensar em novos rumos de conectividade e serviços de Telecom. É necessário, portanto, considerar as mudanças tecnológicas que impactaram a produção e a circulação dos serviços de telefonia nas últimas décadas e, por isso, vamos falar brevemente sobre as gerações anteriores de telefonia (1.0, 2.0 e 3.0) a seguir para que você compreenda melhor o cenário.

Gerações anteriores de telefonia: 1.0, 2.0 e 3.0

Telefonia 1.0

Na telefonia de Primeira Geração – ou Telefonia 1.0 – os serviços estavam vinculados unicamente à transmissão de voz. Estamos falando da telefonia analógica que também se estendia ao PABX analógico e apresentava recursos reduzidos como Correio de Voz, Caixa Postal e bloqueio de ligações.

Telefonia 2.0

Foi em fevereiro de 1995, quando a empresa Vocaltec, Inc lançou o Internet Phone Software, que a Telefonia 2.0 (Segunda Geração) surgiu. Estamos agora falando do VoIP, tecnologia que permitiu a comunicação por voz via Internet. Novos recursos e vantagens passaram a ser entregues como identificador de chamadas, chamadas em espera, filas personalizadas e atendimento automático (URA).

 width=

Telefonia 3.0

Passando da telefonia analógica para a telefonia digital, houve outro desdobramento nos serviços PABX, caracterizando mais um momento na evolução da telefonia chamado de Telefonia 3.0 ou de Terceira Geração. Estamos falando do PABX Virtual, sistema que permite o armazenamento de dados na própria rede e não mais nos dispositivos mediadores, possibilitando um maior fluxo de dados e uma gestão mais precisa em escala maior.

Considerações finais

Com as transformações tecnológicas, os desafios se impõem não somente no âmbito da telefonia, mas em toda a sociedade. É nesse ambiente que a informação e a confiabilidade se tornam fatores essenciais, principalmente quando observamos o aumento de opções de serviços que a própria tecnologia oferece.

Grandes lacunas foram deixadas desde a expansão dos serviços de Telecom e essas lacunas são verdadeiros desafios para quem quer revolucionar o mercado. A Telefonia 4.0 é, portanto, um momento totalmente voltado às necessidades do consumidor final e que busca resgatar a confiança que o mercado necessitava para voltar a crescer. Essa é a aposta da TW Solutions. Faça parte dessa jornada conosco!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:48:44+00:00quarta-feira, 7 junho 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário