Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk? (E uma dica especial!)

Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk? (E uma dica especial!)


Neste artigo iremos abordar como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk.

A tecnologia SipTrunk realmente traz soluções tecnológicas muito vantajosas para empresas. Ela executa os mesmos serviços de uma linha tradicional, analógica, mas opera usando conexão de internet. Assim, é uma linha telefônica que utiliza a internet para trafegar voz.

Quais são as vantagens desse tipo de serviço?

Primeiro que o custo de ligações para telefones fixos de todo o Brasil será zero. Você não vai utilizar a tecnologia analógica, mas digital. É como usar um aplicativo de mensagem, pois você não paga por cada mensagem que envia. Basta, então, arcar com o seu plano de internet. Para uma empresa que recebe e precisa fazer muitas ligações, certamente é uma economia fabulosa.

Há diferentes tipos de pacotes conforme a demanda da empresa. Pacotes de 6, 10, 15, 30 canais, por exemplo. E o que seriam esses canais?

Cada canal representa o número de linhas que fica à disposição da empresa para poder ser utilizada. Normalmente os pacotes desse serviço oferecem a Discagem Direta Ramal (DDR) para possibilitar a transferência de chamadas.

Bem, você ficou conhecendo esse serviço, viu vantagens ótimas para a sua empresa ou escritório e decidiu fazer a compra. Comprou o serviço, mas na hora de instalar, de configurar… embaralhou toda a cabeça.

Como se pede um monte de números acompanhados de termos estranhos, acaba ficado confuso e inseguro. Enfim, a instalação do serviço enroscou, o que te leva a pensar “como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk?”

Esteja certo que você não é o único que passa por esse problema, porque é corriqueira a necessidade de alguma atualização ou erro ao digitar ou anotar algum número que pode fazer toda a diferença.

Calma, pois você veio ao lugar certo. Siga na leitura!

Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk?

Ver tanta informação na tela do servidor pode assustar, fazê-lo acreditar que é melhor chamar um especialista no assunto ou até pagar para alguém fazer a configuração.

Mas, calma. Não é um bicho tão complicado assim descobrir como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk. Vamos dar o passo a passo para que o assunto fique mais claro na sua cabeça e você possa ir atrás das informações de que precisa de forma organizada.

O objetivo da configuração é fazer com que as chamadas de saída sejam direcionadas para a conta SipTrunk e as chamadas de entrada através de todas as contas Sip sejam encaminhadas ao E1.

Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk: o primeiro passo

Antes de tudo, você precisa se certificar de que a versão firmware do gateway é a 6.5. Se não estiver nessa versão, não conseguirá fazer a configuração, mesmo preenchendo as demais informações de maneira correta.

O que fazer se não estiver com essa versão? Terá que baixar a atualização. Isso você certamente pode conseguir diretamente no site do fabricante ao procurar por atualizações do modelo do aparelho que tem em mãos.

Logo após, faça um reset no aparelho para que volte aos padrões de fábrica.

Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk: configurações de rede

Nessa fase de como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk, você irá precisar alterar os parâmetros de acordo com os dados fornecidos pela operadora. Esses dados fornecidos são:

  • Endereço de IP;
  • Máscara de IP.

Recomendamos que mantenha o alias IP, porque isso irá permitir o acesso da rede LAN ao gateway. Se for o caso, pode mudar o endereço desse IP.

Veja o “esqueleto” de como a configuração de rede deve ficar:

config network ip type static

config network ip address <IP_VIVO>

config network ip netmask <MASK_VIVO>

config network ip defaultgw <DEFAULTGW_VIVO>

config network ip alias default address 192.168.1.10

config network ip alias default netmask 255.255.255.0

Como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk: configurações SIP

Ao preencher as configurações de rede com as informações corretas, o próximo passo de como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk são as configurações SIP.

Você precisará executar alguns comandos para fazer as configurações gerais do protocolo SIP.

Abaixo colocamos esses comandos para que possa copiar. Esses você pode copiar na íntegra, sem necessidade de acréscimo de outras informações. Veja abaixo:

config sip prack outgoing

config sip tos_sip 46

config sip tos_rtp 184

config sip vad yes

config sip dtmf_rtp_pt 100

Essa foi a primeira parte das configurações SIP. A segunda segue listada abaixo. Atente-se que, para esse caso, precisará fazer uma substituição de parâmetro. No lugar de “host”, coloque os dados passados pela operadora Vivo.

config sip peer vivo1 register no

config sip peer vivo1 username

config sip peer vivo1 secret

config sip peer vivo1 host <IP_SBC_1>

config sip peer vivo1 port 5060

config sip peer vivo1 dtmfmode rfc2833

config sip peer vivo1 codecs alaw

config sip peer vivo1 sessionprogress no

config sip peer vivo1 pref_codec_only yes

config sip peer vivo1 send_pai yes

config sip peer vivo1 trustrpid no

Configuração de roteamento de chamadas

Agora chegamos na parte de como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk que se dedica ao roteamento de chamadas.

Crie as regras de comando de roteamento executando os comandos a seguir, pois essas regras de roteamento ficarão associadas à conta SIP Vivo que foi criada antes.

config dialplan rule tdm_group1_default source_peer tdm group1

config dialplan rule tdm_group1_default destination_peer sip vivo1

config dialplan rule sip_trunk1_default source_peer sip vivo1

config dialplan rule sip_trunk1_default destination_peer tdm group1

config dialplan rule sip_trunk1_default sip_pas_info_sc yes

Finalize as configurações

Depois desses procedimentos, finalize salvando as configurações. Os comandos são:

config save

config apply

system reboot

A dica especial

Você sabia que existe um meio de receber esse mesmo serviço, com qualidade ainda superior, sem passar por esse sufoco de configuração? E melhor ainda: por um preço mais camarada?

Estamos falando do plano E1 SIP Ilimitado da TW Solutions.

A TW Solutions é uma operadora de telefonia com mais de 10 anos de experiência e mais de 1500 clientes espalhados por todo o território nacional. Trabalhamos com soluções de telecomunicações para todos os tipos e tamanhos de empresa.

O serviço E1 SIP ilimitado da TW Solutions se diferencia do VIVO pelos seguintes aspectos:

  • Tem PABX homologado e ativo há mais de 7 anos (o PABX da VIVO com parceiros foi lançado recentemente);
  • Tem valor mais acessível;
  • Tem prazo de instalação menor;
  • Sem burocracia na instalação.

Ou seja, optando pelo serviço TW Solutions, a instalação do E1 SIP fica muito mais facilitada.

Outro aspecto importante é que a tecnologia usada pela TW Solutions pode ser adaptada a um PABX convencional. Isso evita a necessidade de se alterar a estrutura atual presente na sua empresa. Diferente do que ocorre com o serviço da VIVO, que precisa fazer um levantamento sobre a sua tecnologia e, se esta não for compatível, oferece serviços de locação e venda parceladas, o que gera ainda mais custos para você.

Esse é o momento perfeito para você alterar seu plano. A TW Solutions está com promoção ativa, oferecendo 1 mês de gratuidade de serviço para os clientes que migrarem da concorrência. Não deixe essa oportunidade passar!

Gostou deste conteúdo sobre como configurar SipTrunk E1 VIVO em servidor Asterisk? Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença. Vem para a TW!

Soluções da TW-Solutions

Nossa Plataforma foi desenvolvida 100% com APIs em todas as funções do PABX Virtual.
Se você precisa integrar seu CRM ou ERP com sua telefonia, entre em contato conosco.

Nosso PABX Virtual é baseado em Asterisk e desenvolvido 100% por nossa equipe de desenvolvimento. Com mais de 5 anos de vida a nossa plataforma esta homologada em mais de 1500 clientes em diversos tamanhos e seguimentos.

A P.A Virtual ou P.A Digital da TW Solutions é uma solução automatizada de atendimento cognitivo multicanal que pode ser integrada com plataformas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e Telegram, tornando o atendimento ainda mais integrado, centralizado e ágil.

Temos planos de E1 SIP ilimitados Fixo e Móvel.
SIP Trunk com Gateway ISDN ou R2
Integramos a nossa tecnologia em sua estrutura independente da sua tecnologia atual.

Conheça o nosso PABX Virtual

O que achou do nosso blog?

Deixe sua Avaliação
5/5

Conheça nosso PABX Virtual

Duvidas sobre seu projeto? Fale com o Diretor

18403200_10213382298059927_4459254293245502176_n

Leonardo Ferreira

Diretor

Caso tenha alguma dúvida sobre Telefonia Digital e a aplicação na sua empresa, fale comigo. Estou à inteira disposição.

2019-11-19T16:03:24-03:00terça-feira, 19 novembro 2019|Gestão de Telecom, Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empresa de telefonia homologada ANATEL STFC, somos especializados em soluções e inteligencia em sistemas como PABX Virtual, Callcenter, PA Digital, Video Conferencia, APIs de integrações, CRM, VOIP, telefonia IP Digital, numeros DID, números especiais 0800 e 4000, CallBack, gravações de ligações, tarifador de ligações e muito mais.

Deixar Um Comentário