Como funcionam os principais equipamentos de telefonia IP

Como funcionam os principais equipamentos de telefonia IP


Foi-se o tempo em que só existia uma solução disponível para as necessidades de telefonia das empresas. Os equipamentos de telefonia IP estão aí, trazendo uma série de vantagens em relação à telefonia convencional. Conhecer e adotar essas soluções para a sua empresa é, literalmente, colocá-la na era digital.

 width=

O que é a telefonia IP?

Se nos primeiros anos de funcionamento comercial a internet dependeu muito das conexões via rede telefônica convencional, agora é a telefonia quem começa a pegar carona nos recursos oferecidos pela internet.

A telefonia IP diz respeito ao conjunto de soluções que possibilita o uso da rede de dados da internet para a realização de ligações telefônicas.

Uma importante evolução técnica que contribuiu para viabilizar a telefonia IP foi o VoIP (Voice over Internet Protocol), uma tecnologia criada nos anos 90 que torna possível trafegar o áudio das ligações telefônicas através da internet. Para isso, os sinais analógicos de áudio são antes convertidos em sinais digitais.

Entre as principais vantagens da telefonia IP em relação à telefonia convencional, podemos considerar:

  • A redução de custos nas ligações telefônicas: na internet, não há distinção entre ligações locais e ligações interurbanas ou internacionais;
  • A adição de recursos: transferência automática de chamadas, secretária eletrônica, gravação de ligações, relatórios por centro de custo e identificador de chamadas são alguns dos recursos que a telefonia IP incorpora de forma gratuita;
  • A mobilidade: enquanto a telefonia convencional associa uma linha telefônica a um endereço físico fixo, na telefonia IP essa linha é acessível a partir de qualquer conexão com a internet.

Mas quais são os equipamentos de telefonia IP necessários para que a sua empresa possa usufruir desses benefícios?

 width=

Principais equipamentos de telefonia IP

Diferentes equipamentos de telefonia IP permitem o uso desta tecnologia. Entre eles, destacam-se os telefones IP e os adaptadores para telefones analógicos (ATA), além de smartphones, tablets, notebooks e computadores.

Telefones IP

São aparelhos telefônicos já construídos de forma a conectar-se diretamente com a internet, podendo receber não só voz, como também dados e imagens. Existem diversos modelos disponíveis no mercado por preços bastante acessíveis.

Adaptador para Telefone Analógico (ATA)

O ATA é uma ótima opção para empresas que querem migrar para o modo VoIP sem precisar trocar seus aparelhos telefônicos convencionais por telefones IP.

Esse adaptador é conectado ao telefone convencional e, ao mesmo tempo, à internet. Sua função é justamente converter os sinais analógicos de áudio da ligação telefônica em sinais digitais.

Smartphones, tablets, notebooks e computadores

Se ligações telefônicas trafegam pela internet, nada mais natural do que poder gerar ou acessar esses sinais através de equipamentos como um smartphone, um tablet, um notebook ou um computador de mesa.

Para isso, basta instalar nele um softphone, que nada mais é que um software que transforma o seu equipamento em um sofisticado telefone. É bem possível que você já tenha feito uso de alguns desses softwares.

Considerações finais

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre a telefonia IP, suas vantagens e os equipamentos de telefonia IP necessários para implantá-la, por que não conhecer as soluções que a TW Solutions tem a oferecer para sua empresa?

Entre em contato hoje mesmo e venha para a era da telefonia digital!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:56:21+00:00quinta-feira, 28 junho 2018|Equipamentos VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário