Como melhorar o serviço VoIP com 5 dicas simples de colocar em prática

Como melhorar o serviço VoIP com 5 dicas simples de colocar em prática


Se você contratou recentemente um plano de telefonia digital, pode estar procurando dicas de como melhorar o serviço VoIP e obter o máximo da tecnologia. Felizmente, algumas dicas muito simples de serem colocadas em prática podem ajudá-lo a melhorar o serviço VoIP consideravelmente. Confira essas dicas a seguir!

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1. Certifique-se de que sua rede pode lidar com voz e dados

Ter redes separadas para voz e dados seria bastante caro. Além de poupar dinheiro, a execução de voz e dados na mesma rede proporcionará um nível mais uniforme de serviços de comunicação. Isso também pavimentará o caminho para aplicativos de negócios emergentes como os de mensagens unificadas que combinam voz, dados e vídeo.

Assim, sua rede deve ser adequada para lidar com voz e dados. Sua largura de banda é um parâmetro crucial para permitir isso. Outras considerações importantes são escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade da rede.

2. Monitore a qualidade de voz em tempo real

Se você quer melhorar o serviço VoIP, é essencial que faça um monitoramento em tempo real da qualidade de voz em sua rede. Muitos parâmetros determinam se ela será boa ou não.

Fazer um monitoramento em tempo real de pacotes de voz permitirá que você verifique parâmetros como atrasos, jitter, eco, perda de pacotes e ruídos. Assim, você poderá reajustas as coisas para que a comunicação seja cada vez melhor.

3. Dê prioridade ao tráfego de voz configurando QoS

QoS (Quality of Service ou Qualidade de Serviço) é a priorização de um determinado tipo ou classe de tráfego. Em uma rede VoIP, a configuração deve ser feita de modo que a voz receba prioridade sobre os outros tipos e classes de tráfego.

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4. Treine seu pessoal

Você pode ter a melhor rede, o melhor software e o melhor serviço VoIP implantado, mas se você tiver colaboradores despreparados para lidar com a telefonia digital, você não poderá esperar muito.

As habilidades e compreensão da força de trabalho devem abranger o fluxo de dados do sistema, os processos de comunicação definidos e as compreensões técnicas básicas relacionadas às ferramentas de hardware e software utilizadas.

Além disso, os colaboradores que lidarão com voz e dados não devem ter uma barreira entre eles. Ambos devem ser treinados de tal forma que compreendam as necessidades de cada um. Eles coabitam digitalmente na mesma rede, então eles devem entender as necessidades uns dos outros para poder fazer bom uso da mesma. A falha nisso provavelmente resultará em subutilização de recursos e demandas conflitantes.

5. Certifique-se de que sua rede está protegida

Raramente redes VoIP são invadidas, mas se você quiser melhorar o serviço VoIP ainda mais, deve se certificar de que sua rede está protegida tomando algumas medidas:

  • Proteja seu tráfego de voz usando criptografia.
  • Use uma rede privada virtual para tornar a rede mais segura.
  • Use firewalls e verifique se eles estão configurados corretamente.

Considerações finais

Com essas 5 dicas, você poderá melhorar o serviço VoIP em sua organização e tirar o melhor proveito possível da telefonia digital.

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2018-11-23T18:39:29+00:00sexta-feira, 3 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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