Como saber se sua operadora VoIP possui Licenças SCM, STFC e CNAE de telecom

Como saber se sua operadora VoIP possui Licenças SCM, STFC e CNAE de telecom


Em alguns posts aqui no blog já falamos sobre a importância de seu provedor de telefonia IP possuir as devidas autorizações da Anatel. Ser uma empresa genuinamente da área de telefonia e telecom também é um ponto importante e que assegura que a empresa possui experiência e pessoal qualificado na área. Mas onde consultar se um provedor VoIP possui as licenças SCM e STFC? Como saber se a empresa é realmente da área de telecom e telefonia e não uma empresa novata buscando prestar um serviço a mais mas que não tem qualificação para trabalhar no setor?

Vamos responder essas questões nesse post. Vamos lá!

Artigo10_a

CNAE da área de telecomunicações

Apenas oferecer um serviço de telefonia IP, revendendo a partir de estrutura de terceiros ou iniciando uma operação sem as devidas autorizações, não assegura que haverá confiabilidade e estabilidade para os clientes.

Algumas empresas são verdadeiras especialistas em telecomunicações, possuem estrutura própria e confiável e dispõem de pessoal qualificado e suporte solícito e capacitado.

Outras empresas já não são nem provedoras de verdade de telefonia IP, pois utilizam estrutura de terceiros e apenas trabalham revendendo. Outras oferecem poucos serviços de telecomunicações e não possuem tradição e experiência na área.

Uma maneira de garantir que seu provedor VoIP é um especialista em telecomunicações é consultando o seu CNAE. O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas é uma tabela de classificação utilizada pela administração pública para distinguir as diversas empresas de acordo com a atividade que elas exercem.

Empresas genuinamente da área de telecom possuem CNAE específico. de acordo com os serviços prestados pela empresa e as licenças que a mesmo possui.

Em geral, empresas de telecom são descritas nessa tabela como “Informática e Comunicação”, estão na sessão de 58 a 63 (dois primeiros dígitos do código CNAE). O serviço de Telefonia Fixa Comutada, por exemplo, possui o código 61.10-8-01. Empresas que prestam esse tipo de serviço mediante autorização da Anatel (licença STFC) estão enquadradas nesse código.

Artigo10_b

Como consultar?

Para saber se o seu provedor VoIP possui CNAE de telecom e seus serviços estão de acordo com as autorizações emitidas pela Anatel, acesse esse link e entre com o CNPJ da empresa. Você verá o comprovante de inscrição e situação cadastral da empresa. Nele você poderá conferir todas as atividades principais e secundárias com que a empresa trabalha.

Como exemplo, se você inserir o CNPJ da TW Solutions e verificar os códigos de atividades exercidas pela empresa, você verá as seguintes informações:

  • A atividade principal é a prestação de serviços STFC.
  • Serviços de comunicação multimídia (SCM) e uma série de outras atividades relacionadas a área de telecomunicações, como consultoria, aluguel e reparo de equipamentos, dentre outras, também faz parte do portfólio da TW Solutions. Estão listadas como atividades secundárias.
  • Cada uma das atividades exercidas está associada a um código. Este é o CNAE daquela atividade.

A TW Solutions é um exemplo de provedor VoIP que possui todos os CNAE relativos à telefonia IP e telecomunicações. Na hora de contratar um serviço de telefonia VoIP, contrate uma empresa especialista e qualificada como a TW Solutions.

2018-11-23T18:43:47+00:00segunda-feira, 17 abril 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário