Como será o futuro da indústria VoIP? | TW Solutions

Como será o futuro da indústria VoIP?


A telefonia digital já percorreu um longo caminho desde seu humilde início como algo obscuro de interesse apenas para tecnófilos e geeks. A indústria VoIP é promissora e não há como negar. O que começou como uma tecnologia experimental na década de 90 tornou-se o padrão para chamadas de voz em muitos países e em empresas dos mais diversos setores.

No início, a indústria VoIP não tinha grandes perspectivas já que a tecnologia não contava com qualquer padrão ou protocolo e a maioria das pessoas só podia ligar para amigos que estivessem na mesma rede.

Corporate Worldwide Growth Abstract Background With Map

Serviços concorrentes não eram interoperáveis de forma significativa até que a tecnologia SIP surgiu. Agora, a maioria dos consumidores não precisa pensar em qual plataforma eles estão usando quando se trata de fazer chamadas VoIP.

O crescimento da indústria VoIP tem sido fenomenal ao longo dos últimos cinco anos em praticamente todos os países industrializados. O número de fornecedores disponíveis aumenta a um ritmo constante a fim de atender a crescente demanda de empresas e consumidores.

Como sempre, prever o futuro é uma decisão difícil quando se trata de tecnologia pois há simplesmente muitas variáveis a considerar. No entanto, podemos ter uma ideia aproximada sobre cenários futuros com base nas tendências recentes e pesquisa de mercado.

A telefonia digital substituirá definitivamente a telefonia convencional

Usuários acostumados com a tecnologia convencional podem achar essa conclusão um pouco precipitada, mas cedo ou tarde a indústria VoIP eliminará a indústria de telefonia PSTN.

Embora seja difícil prever o ano certo em que isso acontecerá, certamente não levará mais do que poucas décadas. É simplesmente muito dispendioso para as operadoras manter duas redes diferentes que servem a mesma finalidade.

2

As vantagens dos aplicativos móveis VoIP

O cenário mobile mudou significativamente ao longo da última década. A maioria das pessoas já substituiu o telefone fixo tradicional por telefones celulares e planos de dados.

Os aplicativos móveis VoIP permitem aos usuários fazer chamadas através de suas conexões de dados em vez de usar os preciosos minutos incluídos em seus planos. Além disso, os dados móveis tornam-se cada vez mais rápidos e baratos.

Mesmo dentro do contexto empresarial, os aplicativos móveis VoIP estão desempenhando um grande papel em permitir o trabalho a distância.

VoIP e WebRTC

Ninguém poderia ter imaginado a influência que a WebRTC teria sobre o cenário da tecnologia quando o Google apresentou-a pela primeira vez ao mundo em 2011.

Essa tecnologia permite que navegadores web executem aplicações de chamadas telefônicas, de vídeo e compartilhamento P2P sem a necessidade de quaisquer plug-ins. A WebRTC é agora o futuro das tecnologias da indústria VoIP.

Muitas empresas já estão começando a demonstrar aplicações práticas tais como chamadas instantâneas a partir de sites ou suporte via vídeo ao vivo para seus clientes.

Regulamento e Segurança

Muitos países ainda não sabem como regular a tecnologia VoIP. Especialistas questionam se ela deveria ser tratada como a telefonia PSTN ou se essa tecnologia é mais parecida com a Internet.

Entretanto, entidades nacionais e internacionais, em breve, precisarão decidir como lidar com o futuro da indústria VoIP. Preocupações adicionais para as empresas e os consumidores incluem privacidade e segurança.

Nas indústrias de rápido crescimento, como é o caso da indústria VoIP, a única coisa certa é que haverá sempre algo novo no horizonte.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:28:54+00:00segunda-feira, 15 agosto 2016|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário