Como será o futuro dos sistemas de telefonia VoIP?

Como será o futuro dos sistemas de telefonia VoIP?


Fácil configuração, flexibilidade e economia são música para os ouvidos de qualquer empresário quando se trata de TI. Todos os sistemas de telefonia VoIP possuem essas características, o que vem contribuindo para o sucesso crescente da telefonia digital.

1

Antes de fazermos uma previsão de como deverá ser o futuro dos sistemas de telefonia VoIP, gostaríamos de apresentar um pequeno resumo do que as empresas ganham ao migrar para a telefonia digital:

  • Conveniência: é fácil de gerenciar
  • Escalabilidade: é ainda mais fácil de expandir
  • Economia: chamadas pela Internet são muito baratas
  • Portabilidade: acesso de qualquer lugar com Internet de alta velocidade
  • Eficiência: anexar e-mails, realizar reuniões virtuais e muito mais

Essas são, em resumo, as principais qualidades que tornam os sistemas de telefonia VoIP tão benéficos para empresas de todos os portes.

Como o VoIP pode ser afetado pelas futuras tendências de tecnologia? Poderiam os avanços da internet possivelmente ter efeitos adversos sobre o VoIP ou os dois continuariam a se mover em harmonia? Veja o que achamos.

A tecnologia em nuvem + VoIP

Geralmente o primeiro passo das empresas que resolvem migrar para a telefonia VoIP é adotar um sistema VoIP instalado, aquele que é executado na sua própria infraestrutura e se conecta à rede telefônica pública comutada (PSTN). Embora seja uma ótima opção, pode não permitir acesso a todos os benefícios VoIP como menores custos e fácil expansão.

Por outro lado, o VoIP hospedado, que se traduz em um sistema de telefonia na nuvem, oferece baixos custos iniciais, menores custos de manutenção e menores custos de hardware, além de maior facilidade de escalabilidade.

Você já considerou o potencial de virtualização do seu ambiente de escritório? Comece a considerar, pois esse é o futuro.

2

As mídias sociais + VoIP

Aplicativos como Skype e WhatsApp, que oferecem uma função de chamada pela Internet como parte do pacote, são sínteses atuais de mídias sociais com funcionalidade VoIP. No futuro, talvez através de um serviço chamado “chatbot”, essa combinação possa transcender o uso pessoal diário e causar um grande impacto nas pequenas empresas.

Imagine se você pudesse programar um chatbot para atrair clientes interessados através do Facebook, “conversar” com eles por meio de uma sessão de perguntas e respostas automatizadas para descobrir suas necessidades e terminar convidando-os a se conectarem aos seus representantes comerciais por meio de bate-papo de vídeo.

A integração VoIP – CRM poderia facilmente lidar com isso, deixando você ainda mais perto de potenciais clientes e negócios fechados.

A Internet das Coisas + VoIP

A Internet das Coisas, ou IoT, é um termo usado para designar a variedade de dispositivos, gadgets, veículos e produtos domésticos que transmitem informações através da Internet. Pense nos dados dos sistemas de aviso prévio de terremotos entregues aos primeiros socorristas ou em seus números de batimentos cardíacos enviados de um monitor cardíaco portátil para o consultório do seu cardiologista.

Sem dúvida, a Internet das Coisas tem potencial para se unir aos sistemas de telefonia VoIP de muitas formas a fim de aumentar a produtividade como, por exemplo, enviando notificações do seu aplicativo de calendário para uma interface VoIP, programando mensagens de texto de celulares para caírem em sua caixa postal VoIP ou utilizando informações do GPS para atualizar automaticamente os status dos funcionários em suas extensões VoIP.

Considerações finais

O futuro dos sistemas de telefonia VoIP pode parecer muito distante, pelo menos no que se refere à sua compatibilidade com a nuvem, as mídias sociais e a Internet das Coisas. A realidade, entretanto, é que está realmente começando agora.

Se você acha que seu negócio se beneficiaria de uma solução de ponta VoIP, venha hoje mesmo para a TW Solutions e comece a usufruir de todos os benefícios da telefonia digital.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:36:01+00:00quinta-feira, 12 janeiro 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário