Como testar sua conexão para melhorar a qualidade das chamadas VoIP

Como testar sua conexão para melhorar a qualidade das chamadas VoIP


A qualidade das chamadas VoIP depende muito de sua conexão com a Internet. Perder muitos pacotes pode resultar em ligações ruins. Há uma maneira simples através da qual você pode determinar a saúde da sua conexão com a Internet e sua capacidade de transportar rapidamente pacotes para uma máquina de destino. Este método é chamado PING (Packet Internet Network Grouper).

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Hoje, nós vamos ensinar você a fazer um teste de ping, também chamado de teste de latência, para analisar sua conexão e identificar se é necessário fazer algum ajuste para obter mais qualidade em suas chamadas VoIP.

Testando a conexão para melhorar a qualidade das chamadas VoIP

Embora possa soar complicado, um teste de ping é realmente bastante simples e pode ser feito em apenas alguns passos.

Siga o tutorial abaixo e teste sua conexão.

Passo 1

Tente saber qual é o endereço IP do gateway do seu provedor VoIP. Você pode enviar uma mensagem ao suporte e perguntar. Se isso não for possível, tente com qualquer endereço IP. Neste exemplo, utilizaremos o endereço 200.221.2.45 que é do Uol.

Passo 2

Abra o prompt de comando. Para usuários do Windows 7, clique no botão Iniciar e digite cmd na caixa de texto que aparece logo acima – em seguida, pressione enter. No Windows XP, clique no botão Iniciar, clique em Executar, digite cmd na caixa de texto e pressione enter.

Uma janela de fundo preto deverá abrir com um texto branco dentro e um cursor intermitente, levando você de volta aos primórdios dos computadores.

Passo 3

Digite ping 200.221.2.45 e pressione enter. Observe que estou usando o endereço IP do UOL aqui. Se você tiver o endereço do gateway do seu provedor VoIP, substitua-o.

Depois de alguns segundos, quatro ou mais linhas devem aparecer conforme destacado na imagem abaixo:

teste

Para manter as coisas simples, estaremos interessados apenas no valor do tempo. Quanto mais baixo for, mais feliz você deve ficar. Se ele ultrapassar 100ms (milissegundos), você deve começar a se preocupar com a sua conexão porque, provavelmente, não terá uma boa qualidade nas chamadas VoIP. Nesse teste, os resultados foram de 9 e 8 milissegundos, o que é ótimo.

Passo 4

Note que abaixo das quatro linhas com os resultados, há um novo bloco de informações. São as estatísticas do teste de ping que você acabou de fazer. Veja:

teste2

Nesse relatório, são exibidas informações de pacotes enviados, recebidos e perdidos. Sua qualidade da conexão será boa quando houver uma perda inferior a 5%. No nosso teste, houve 0% de perda (4 pacotes enviados e 4 pacotes recebidos).

Se em vez de exibir valores, o teste exibir uma mensagem de “solicitação expirada”, isso significa que nenhum pacote atingiu o destino e retornou, ou seja, você está sem conexão ou o endereço IP digitado no teste não existe ou está inacessível.

Considerações finais

Depois de fazer o teste de ping, se você concluir que sua conectividade não está boa, deve entrar em contato com seu provedor de Internet e solicitar um reparo na rede. Você também pode pedir para sua equipe de TI verificar se há algum problema em sua infraestrutura, mas na maioria dos casos o problema origina-se no servidor.

Ter uma boa conexão de Internet é imprescindível para fazer boas chamadas VoIP. Se você está na região de Guarulhos, contrate hoje mesmo a melhor banda larga da região!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:45:24+00:00domingo, 30 abril 2017|Tutoriais|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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