Conheça os custos ocultos envolvidos em uma migração VoIP (parte 1/2)

Alguns provedores de serviços VoIP tendem a ignorar ou subestimar os custos operacionais ocultos envolvidos em uma migração VoIP. A TW Solutions, atuando com total transparência no mercado de telefonia há mais de 7 anos, quer ajudar você a tomar a decisão certa e fazer uma migração VoIP sem surpresas desagradáveis.

Hoje, você conhecerá a primeira parte de uma matéria esclarecedora sobre os custos ocultos envolvidos em uma operação VoIP, desde a instalação até os pagamentos recorrentes mensais.

2

Custos operacionais: a despesa quase sempre oculta

Apenas 35% dos gastos envolvidos em uma migração VoIP referem-se aos equipamentos. Os 65% restantes das despesas são, geralmente, “custos ocultos” para funcionamento do sistema.

Além dos custos com equipamentos, os proprietários de um sistema VoIP devem incluir custos de instalação (10%), manutenção e serviço (20%), upgrades de conexão de banda larga e software (10%), suporte ao cliente (20%) e escalabilidade de rede (5%).

Instalação

Um sistema VoIP que é otimizado para as necessidades dos prestadores de serviços integra equipamentos totalmente controlados por um sistema de gestão central. Uma solução inclusiva de sistema VoIP de ponta a ponta também agiliza muito o tempo de colocação no mercado.

Quando se trata de instalação, tempo é dinheiro. Reunir uma solução composta de produtos de diferentes fabricantes pode levar de 10 semanas a 1 ano antes que ela possa se tornar totalmente operacional, enquanto um sistema com tudo incluso pode estar instalado e funcionando em menos de 7 dias.

Nenhum sistema VoIP vem com 100% de garantia de que as equipes de serviço nunca terão que visitar um cliente no local. No entanto, uma solução VoIP que inclui um sistema abrangente de gerenciamento e provisionamento permite que os provedores exerçam controle extensivo sobre as unidades finais remotamente, resultando em uma instalação mais rápida e com menos equipes de instalação. O gerenciamento central abrangente também permite que os provedores ofereçam modelos projetados para autoinstalação.

A ferramenta de gerenciamento central permite que o trabalho de configuração seja tratado a partir do escritório central, economizando em mão-de-obra cara no local e reduzindo os custos de integração.

1

Manutenção e serviço

Estima-se que a manutenção e o serviço, juntamente com o suporte ao cliente, são responsáveis por aproximadamente 40% do custo de operação de um serviço VoIP.

Manutenção e serviço são definidos como monitoramento do sistema, análise de falhas e resposta em tempo real aos alertas de serviço. Se a solução de serviço VoIP não tiver um sistema de gerenciamento central com monitoramento remoto do sistema, análise e detecção de alertas, a única maneira de responder a um problema de serviço de qualquer tipo é enviar um técnico para uma visita no local.

Uma vez que a qualidade da voz é um fator essencial em qualquer migração VoIP, o sucesso de um serviço VoIP depende da sua fiabilidade. Os provedores de serviços com melhor controle de ponta a ponta e capacidade de solução de problemas terão, portanto, uma vantagem sobre outros provedores e manterão os custos de controle de qualidade ao mínimo.

No próximo artigo, você conhecerá a segunda parte dessa matéria onde abordaremos custos com upgrades de conexão de banda larga e software, suporte ao cliente e escalabilidade de rede.

Atualização: a segunda parte já está disponível. Confira no link a seguir:

Conheça os custos ocultos envolvidos em uma migração VoIP (parte 2/2)

Site TW Solutions

2018-11-23T18:31:43+00:00sábado, 29 outubro 2016|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário