Coronavírus no Brasil pode ajudar a expandir o home office

Como o home office pode ajudar a sua empresa a superar o coronavírus


O que temíamos aconteceu: o coronavírus no Brasil é uma realidade. Mas, em meio a essa má notícia, há um questionamento rondando os trabalhadores, sejam eles chefes ou funcionários. A pergunta é: como o home office ajudaria a resolver a crise do corona, como reverter essa situação de alerta e continuar produzindo de modo seguro? De fato, isso pode acontecer: o coronavírus no Brasil pode ajudar a expandir o home office, como aconteceu na Ásia.

Isto é, devido à grave circunstância em que se encontram, nos escritórios da Ásia, as mesas estão vazias e os telefones estão silenciosos. Afinal de contas, a região enfrenta um vírus mortal. Nos principais centros, como Hong Kong e Cingapura, as lojas são fechadas, os estabelecimentos públicos não abrem as portas e há poucas pessoas vagando pelos distritos financeiros geralmente movimentados.

Em vez disso, milhões de pessoas estão escondidas em seus apartamentos, o que pode ser o maior experimento de home office do mundo. Ou seja, a Ásia está tendo que trabalhar em casa para continuar movimentando a produção.

Entenda mais sobre a situação do vírus e como o coronavírus no Brasil pode abrir a oportunidade do home office a seguir!

Coronavírus no Brasil

O novo surto de coronavírus, que começou em Wuhan, na China, em dezembro, já infectou mais de 67.000 pessoas e matou mais de 1.500, a grande maioria na China continental. Em suma, cerca de 60 milhões de pessoas na China foram submetidas a um bloqueio total ou parcial em janeiro, quando o governo tentou conter o vírus.

De fato, restrições foram implementadas em muitos outros lugares também. No momento, há pressão para que as empresas voltem ao trabalho, com o presidente chinês Xi Jinping alertando que o país precisa estabilizar sua economia. Afinal de contas, na tentativa de limitar o contato social e, assim, retardar a propagação do vírus, conhecido oficialmente como coronavírus, milhões de funcionários na China e em outras áreas afetadas estão atualmente trabalhando em casa.

Com o coronavírus no Brasil, o home office pode se tornar uma alternativa para os brasileiros continuarem produzindo e movendo a economia do país com segurança.

De fato, para alguns funcionários, por exemplo, como professores que precisam realizar aulas digitalmente por semanas, trabalhar em casa pode ser um pesadelo. No entanto, em outros setores, esse experimento inesperado foi tão bem recebido que os empregadores estão considerando adotá-lo como uma medida mais permanente!

Para aqueles que defendem opções de trabalho mais flexíveis, as últimas semanas marcaram um possível passo em direção a reformas generalizadas – e há muito esperadas. Essas implementações na China e outros países asiáticos podem inspirar o Brasil, que atualmente lida com seu primeiro caso de coronavírus no país.

Frustrações e benefícios inesperados

Na China, o surto afetou a segunda maior economia do mundo. De fato, ela já vinha lutando devido à guerra comercial dos EUA e à queda na demanda doméstica. Agora, as empresas estão fechadas há semanas, aumentando o medo de demissões em massa, desemprego e execuções hipotecárias.

Com as autoridades pedindo que as empresas reabram, funcionários de toda a China estão começando a trabalhar em casa, adotando o home office como medida.

Coronavírus no Brasil e o home office

Os governos de Cingapura, Hong Kong e Macau não apenas aprovaram a medida como ordenaram que os funcionários trabalhassem em casa. De fato, eles pediram aos empregadores privados que o fizessem sempre que possível, mantendo apenas funcionários essenciais ou prestadores de serviços de emergência ainda no escritório.

Sem dúvida, para outros setores baseados em digital, o home office tem sido surpreendentemente eficaz, de acordo com os empregadores da área. Segundo eles, é uma execução de teste que realmente não escolheram implementar, mas que os deixaram satisfeitos com os resultados da medida.

Antes da epidemia, as empresas não estavam realmente interessadas ​​em deixar suas equipes trabalharem em casa por valorizarem a colaboração. No entanto, essa experiência mostrou que, mesmo no home office, toda a equipe colabora muito bem. Ou seja, mesmo não estando na mesma sala, a colaboração não foi afetada.

Diante disso, muitas empresas asiáticas estão tentando acrescentar isso aos benefícios dos funcionários. A ideia é que o home office se torne uma medida aplicada de duas a três semanas por ano. Isso, sem dúvida, pode impactar o home office no país, agora que o coronavírus no Brasil é uma preocupação entre a população.

Sem dúvida, algumas considerações devem ser feitas nisso que parece ser um benefício e tanto. Por exemplo, grande parte do sucesso do trabalho em casa deve-se à natureza digital da empresa e do setor.

Nos casos em que o home office é bem-sucedido, os funcionários exigem apenas uma conexão de computador e internet para realizar o trabalho. Ou seja, isso significa que eles podem trabalhar de qualquer lugar, mas que nem todo lugar pode trabalhar assim.

Home office é o futuro do trabalho?

Embora as indústrias baseadas nas áreas digitais possam ser mais adequadas para trabalhar em casa, há muitos anos que os defensores pressionam para tornar o trabalho mais flexível, argumentando que isso pode ser feito com a infraestrutura certa, para o benefício de funcionários e empregadores. Com o coronavírus no Brasil, é hora do país começar a levantar esse debate.

Afinal de contas, a década passada viu expandir as oportunidades de trabalho remoto e aumentar as listas de empregos do gênero. Sem dúvida, essa mudança se deve em grande parte às novas tecnologias e às mudanças demográficas da família. O movimento foi adotado por muitos pais que afirmam que a capacidade de trabalhar em casa facilita a conciliação entre as creches e a carreira.

Muitas famílias que não podem pagar babás, por exemplo, enfrentam uma decisão difícil quando têm um bebê, com um dos pais – geralmente a mulher – tendo que sacrificar o avanço na carreira para cuidar de seus filhos. A opção de home office, nesse caso, não apenas capacita as mulheres. De fato, ela também facilita para os pais que trabalham nesse papel, em um passo em direção à igualdade de gênero que beneficia todas as partes.

É preciso reconhecer que, na atual situação do home office em Hong Kong, as coisas não são tão fáceis. Afinal, a medida produziu desafios extras que estão fora do controle devido ao vírus. Por exemplo, pais que trabalham têm que cuidar de crianças cujas aulas foram suspensas. Ou seja, as casas vazias, silenciosas e perfeitas para o home office em um dia típico agora estão cheias de pessoas e distrações.

Mas são circunstâncias separadas. Ou seja, essa não é a norma. Os desafios atuais não significam que trabalhar em casa seja ineficaz ou que não deva ser implementado mais amplamente além do surto. Com o coronavírus no Brasil, o país pode ser capaz de criar um local de trabalho que acolha e incentive o home office, trazendo benefícios que estão sendo demonstrados lá fora.

Entre em contato e encontre a melhor solução!

NOME*
EMPRESA *
ENDEREÇO DE E-MAIL *
NÚMERO DE TELEFONE

ASSUNTO

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Soluções da TW-Solutions

Nossa Plataforma foi desenvolvida 100% com APIs em todas as funções do PABX Virtual.
Se você precisa integrar seu CRM ou ERP com sua telefonia, entre em contato conosco.

Nosso PABX Virtual é baseado em Asterisk e desenvolvido 100% por nossa equipe de desenvolvimento. Com mais de 5 anos de vida a nossa plataforma esta homologada em mais de 1500 clientes em diversos tamanhos e seguimentos.

A P.A Virtual ou P.A Digital da TW Solutions é uma solução automatizada de atendimento cognitivo multicanal que pode ser integrada com plataformas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e Telegram, tornando o atendimento ainda mais integrado, centralizado e ágil.

Temos planos de E1 SIP ilimitados Fixo e Móvel.
SIP Trunk com Gateway ISDN ou R2
Integramos a nossa tecnologia em sua estrutura independente da sua tecnologia atual.

Conheça o nosso PABX Virtual

O que achou do nosso blog?

Deixe sua Avaliação
5/5

Conheça nosso PABX Virtual

Duvidas sobre seu projeto? Fale com o Diretor

18403200_10213382298059927_4459254293245502176_n

Leonardo Ferreira

Diretor

Caso tenha alguma dúvida sobre Telefonia Digital e a aplicação na sua empresa, fale comigo. Estou à inteira disposição.

2020-03-16T10:21:49-03:00quinta-feira, 27 fevereiro 2020|Notícias e Mercado|0 Comentários

Sobre o Autor:

Produtora de conteúdo para a web há mais de 7 anos, fundadora e diretora da Pandartt. Tem outros quatro principais projetos: Mapa Dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek. Ama café, música, cinema, games, tecnologia, tatuagens e cachorros. Empenhada em fazer diferente e fazer a diferença.

Deixar Um Comentário