Custos altos de telefonia: como driblar com a ajuda do VoIP

Custos altos de telefonia: como driblar com a ajuda do VoIP


Custos altos de telefonia: como driblar com a ajuda do VoIP

Nos últimos anos, o celular se tornou um bem de consumo indispensável para a esmagadora maioria da população mundial. Embora ele já faça parte da sua vida tanto quanto uma peça de roupa, os custos altos de telefonia no Brasil se tornam um problema para a parcela da população que vive trabalhando através do aparelho, principalmente para aqueles que dependem de várias ligações ao longo do dia.

Para driblar isso, inúmeros aplicativos para smartphones e computadores oferecem chamadas telefônicas via internet, tecnologia chamada VoIP. Apesar de ela ser antiga, nem todas as pessoas já aderiram a ela completamente e sabem os benefícios que isso pode trazer ao seu bolso.

Separamos nesse artigo tudo o que você precisa saber para ficar por dentro dessa tendência e entender, principalmente, como ela pode ajudar a driblar os custos altos de telefonia.

O que é VoIP?

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet), a tecnologia que muda a estrutura convencional de telefone para uma transmissão de dados de voz através de um IP.

Os sinais analógicos das chamadas se transformam em dados digitais que vão de um ponto a outro via internet.

O método é cada vez mais aprimorado e oferecido pelas grandes empresas de comunicação como WhatsApp, Facebook Mesenger, Skype e Viber.

Vantagens do VoIP

O que não faltam são vantagens para quem utiliza o VoIP. É a melhor forma que temos atualmente para baratear os custos altos de telefonia no país – é possível economizar até 70% com a tecnologia.

Mesmo que se tenha muitos métodos de se comunicar como e-mail, sms ou uma mensagem no WhatsApp ou Facebook, às vezes a situação exige um canal direto e instantâneo de comunicação.

Para não ter que apelar às ligações convencionais e ficar refém das cobranças das companhias telefônicas, é só usar o VoIP.

Diferentemente de muitos países, como o Canadá, o Brasil possui internet ilimitada via wi-fi. Por isso, se você usar muito ou pouco, pagará o mesmo valor. Então, não tem nada que justifique você optar pela ligação convencional cobrada ao invés da ligação por internet que não tem nenhum custo adicional.

Para o ambiente empresarial, além de ajudar a conter os custos altos de telefonia, o VoIP também ajuda a economizar espaço, tanto físico quanto virtual.

Ele permite que você elimine as estruturas convencionais de telefonia, como todo o cabeamento que passa pelos escritórios, e que ocupe menos lugar para mais chamadas. Isso porque cada ligação via VoIP consome um terço do tempo de transmissão do método tradicional.

Diferenças do VoIP para o Telefone IP

Muitas pessoas confundem o VoIP com a telefonia IP. Elas são um pouco diferentes.

O VoIP usa aparelhos convencionais, como seu celular, computador ou tablet para realizar a transmissão de dados de voz pela internet.

Já os telefones IP são aparelhos especiais que se conectam aos computadores, recebendo os dados de voz. Os aparelhos são semelhantes aos telefones comuns, mas possuem mudanças nas estruturas internas para poder realizar a função telefônica via internet.

Considerações finais

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender como o VoIP contribui para reduzir os custos altos de telefonia. Navegue em nosso blog se quiser saber mais sobre o assunto ou entre em contato com nossos consultores para conhecer de perto nossas soluções digitais.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Ajuda VOIP São PauloAjuda VOIP RecifeAjuda VOIP Rio Grande do Sul
Ajuda VOIP Rio de JaneiroAjuda VOIP SalvadorAjuda VOIP Mato Grosso
Ajuda VOIP Belo HorizonteAjuda VOIP Porto AlegreAjuda VOIP Minas Gerais
Ajuda VOIP CuritibaAjuda VOIP GoiasAjuda VOIP Espirito Santo

 

2018-12-04T11:54:15+00:00quarta-feira, 28 novembro 2018|Gestão de Telecom|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário