Descubra qual é a velocidade de Internet ideal para VoIP

Descubra qual é a velocidade de Internet ideal para VoIP


Se você está mudando de um sistema de telefone tradicional para um serviço VoIP, existem várias coisas que você deve considerar de antemão a fim de desfrutar da melhor qualidade possível durante as chamadas. Uma de suas preocupações deve ser contratar a velocidade de Internet ideal para VoIP.

1

Se você não está familiarizado com o conceito de largura de banda de Internet ou não sabe como calcular a quantidade de largura de banda que você precisa, então este guia é perfeito para você.

Neste artigo, abordaremos os conceitos básicos sobre largura de banda e mostraremos a você como calcular a velocidade de Internet ideal para VoIP a fim de ajudá-lo a obter o melhor desempenho de seu serviço.

O que é largura de banda?

Largura de banda refere-se à taxa em que os dados são enviados ou transferidos através de uma conexão sem fio ou com fio.

Para entender melhor o conceito, pense nisso como se fosse um encanamento. Largura de banda é semelhante à largura do tubo que transporta a água (dados). Quanto maior o tubo ou maior sua largura, maior a quantidade de água (dados) que pode fluir através dele em um determinado período de tempo.

Em outras palavras, se você quiser garantir que as coisas funcionem sem problemas, certifique-se de ter um serviço de Internet que oferece largura de banda suficiente para gerenciar suas chamadas VoIP.

2

Por que a largura de banda é importante?

Como você já sabe, sistemas de telefonia VoIP encaminham chamadas através da Internet. Assim, como os telefones VoIP dependem do seu serviço de Internet, é imprescindível escolher um serviço que ofereça maior quantidade de largura de banda. Caso contrário, você pode enfrentar problemas de chamadas de má qualidade, atrasos ou até ligações que caem com frequência.

Como calcular a velocidade de Internet ideal para VoIP na sua empresa?

A sua velocidade de Internet ideal para VoIP depende do volume de chamadas que você espera fazer e receber. Para efeitos de cálculo, o melhor é considerar o seu volume de chamadas de pico e verificar se o seu serviço de Internet é o suficiente durante as horas mais movimentadas.

Número de chamadas simultâneasVelocidade mínima recomendada
1100 kbps
3300 kbps
5500 kbps
101 mbps

Para fazer uma melhor análise, nós recomendamos fazer as seguintes perguntas:

  1. Qual é o número máximo de chamadas simultâneas que sua empresa poderia ter?
  2. Quais são as velocidades de upload e download fornecidas pelo seu provedor de serviços? Você pode usar a ferramenta Brasil Banda Larga para checar quais velocidades você está recebendo atualmente.
  3. Quais são as outras aplicações que sua empresa usa e quanto de largura de banda elas consomem?

Também é importante considerar suas outras atividades online. A navegação na web e o acesso aos e-mails não terão muito impacto, mas as chamadas de vídeo, streaming e transferência de arquivos grandes podem consumir de 3 a 20 vezes o requisito de largura de banda de uma chamada de áudio, portanto, é importante que você leve isso em conta para determinar sua velocidade de Internet ideal para VoIP.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:35:39+00:00sexta-feira, 6 janeiro 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário