Dicas para montar Call Centers modernos, eficientes e de sucesso

Dicas para montar Call Centers modernos, eficientes e de sucesso


Os Call Centers, ou serviços corporativos por telefone, são hoje um dos segmentos de maior lucro no país, com faturamento anual de mais de 21 bilhões de reais, com crescimento anual estimado em 8%. A grande expansão dos Call Centers e do chamado serviço de telemarketing se deu em 1988, após a Telebrás, extinto órgão público responsável pela telefonia no Brasil, se tornar privatizada. Naquela época, o percentual de linhas/habitante no país era de um terço da população. Hoje, a estimativa é de mais de três linhas telefônicas por brasileiro, o que supera o número proporcional dos EUA, por exemplo.

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Algumas das principais atividades demandadas pelos Call Centers são aquelas de comunicação com um público que necessita alguma coisa ou que pode se transformar em potencial consumidor de algum produto como serviços de vendas de produtos por telefone, pesquisas de mercado, cobranças de inadimplência, atualizações de cadastros, confirmação de presença em eventos, agendamentos de visitas técnicas e consertos, dúvidas, reclamações e sugestões de clientes, ou seja, tudo que diz respeito à comunicação de uma empresa com um público consumidor de determinado produto.

É imprescindível, portanto, que a comunicação entre cliente e empresa seja realizada da melhor maneira possível, pois essa relação não deve ser rompida, já que, sem comunicação com o público, não há público!

Por que Call Centers são tão importantes?

Para evitar que haja ruídos e grandes problemas durante a comunicação, gerando falhas, é importante que o sistema de comunicação da empresa esteja sempre atualizado, de acordo com as demandas do mercado e em bom nível tecnológico. Também é importante analisar os custos – como Call Centers trabalham com ligações o tempo inteiro, e ligações são caras, é prudente analisar alternativas para reduzir tarifas e gastos.

O serviço de telemarketing vem sendo consolidado como um setor terceirizado no Brasil e um dos motivos é a alta rotatividade de funcionários e imersão inicial de jovens no mercado de trabalho por meio desse tipo de serviço.

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Algumas das razões principais que levam as empresas a contratarem os serviços de telemarketing são:

  • A interatividade, já que o contato por voz conduz a um tom pessoal na relação da empresa com o cliente;
  • A flexibilidade, ou seja, as operações podem ser rapidamente montadas e desmontadas, de acordo com a demanda e interesse do contratante;
  • A versatilidade, já que a estratégia de marketing pode ser modificada rapidamente, ao ter as respostas iniciais dos clientes;
  • A otimização, já que o fluxo de informações se torna mais eficiente com este contato;
  • O controle, já que as ligações podem ser gravadas e acompanhadas com mais cuidado;
  • A cobertura, pois não há limitações de contato entre cliente e empresa no quesito distância;
  • A comodidade, pois o vendedor não precisa se deslocar até o cliente;
  • O custo, pelo motivo anterior tanto quanto por outros motivos que fazem com que falar ao telefone seja mais barato;
  • A velocidade e eficiência do atendimento – um operador atende, em média, 70 ligações por dia.

Assim, sabendo da importância de Call Centers modernos, responsáveis e que apresentem resultados qualificados que possam iluminar a atividade do Marketing, cabe ao contratante refletir sobre qual é o melhor sistema de telefonia para se obter. Nossa melhor sugestão são os planos da TW Solutions que unem economia e produtividade, o melhor combo para sua empresa crescer. Conheça e contrate hoje mesmo!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:43:25+00:00sexta-feira, 24 março 2017|Call Center|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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