Entenda como funciona um sistema de telefonia IP

Entenda como funciona um sistema de telefonia IP


Uma das grandes revoluções do século XXI é o VoIP (Voice over Internet Protocol, ou seja, Voz sobre Protocolo de Internet). Muitas pessoas estão utilizando o VoIP ao redor do mundo sem saber. O Skype, por exemplo, é um aplicativo que utiliza a tecnologia VoIP para fazer e receber ligações. Quer saber como funciona um sistema de telefonia IP? Basta acompanhar os próximos tópicos pois esse é o nosso assunto de hoje.

Global telecommunication

O que é a Telefonia IP?

Como você já deve imaginar, a telefonia IP (também chamada de telefonia VoIP ou telefonia digital) é uma tecnologia que permite fazer e receber chamadas telefônicas sobre uma rede de dados IP, ou seja, por meio da Internet. Trata-se de uma tecnologia que traz cada vez mais convergência ao mercado em consequência dos seus recursos e funcionalidades.

A telefonia IP surgiu na década de 90, mas só ganhou destaque nos últimos anos graças à popularização da Internet Banda Larga. Quando o VoIP foi lançado, a Internet discada de velocidades extremamente baixas impedia que as ligações tivessem um mínimo de qualidade, mas hoje o cenário é totalmente diferente. Basta ter uma boa conexão para que as chamadas fluam com naturalidade e sem nenhum problema.

Em grande parte, o sucesso da tecnologia está ligado à redução de custos (que pode ser de até 70% em muitos casos) e à infinidade de recursos robustos trazidos junto com a era digital. Tudo isso aumenta a produtividade e contribui para unificar cada vez mais os sistemas de comunicação, já que através do VoIP é possível transmitir não somente voz, mas também vídeo e dados através de uma única rede.

2

Veja como um sistema de telefonia IP faz o tráfego de voz

Quer saber como funciona um sistema de telefonia IP na prática? Pode parecer complicado, mas é realmente muito simples.

A voz, transmitida de maneira analógica, é transformada em pacotes de dados digitais binários pela tecnologia VoIP para que eles possam ser enviados via Internet. Assim, se você pretende utilizar um computador ou smartphone, precisa instalar um software que faça isso. Nesse caso, você pode ligar para outro computador ou mesmo para qualquer telefone convencional ou celular.  Ligações realizadas entre computadores são totalmente gratuitas. Além de um software capaz de transmitir a voz analógica em voz digital, você precisará também de um microfone, alto-falantes e uma boa conexão com a Internet.

Ligações VoIP realizadas para telefones convencionais ou celulares também são transformadas em dados digitais, recebidas na central telefônica correspondente e então transmitidas para o usuário final em seu aparelho físico.

Também é possível usar telefones convencionais juntamente com ATAs (Adaptadores Telefônicos Analógicos) para utilizar o VoIP. A tecnologia também funciona através de telefones IP, dispositivos criados exclusivamente para lidar com dados de voz digitais.

Assim, chamadas VoIP podem ser realizadas por:

  • Softwares instalados em computadores ou notebooks que simulam um aparelho telefônico
  • Smartphones
  • Telefones convencionais conectados a um ATA
  • Telefones IP

Considerações finais

Agora que você já sabe como funciona um sistema de telefonia IP, aproveite para conhecer suas maiores vantagens e contrate hoje mesmo um plano VoIP da TW Solutions!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:44:33+00:00quarta-feira, 12 abril 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário