Entenda os detalhes técnicos para utilizar o sistema VoIP

Convencido das vantagens de implementar o sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet, em Português) em sua empresa, você decidiu que essa é a hora de mudar seu sistema de telefonia, mas ainda não sabe exatamente como esse sistema funciona. Saiba um pouco mais aqui!

Two female are using cellphones

O que é e como funciona um sistema VoIP?

O VoIP é um sistema de telefonia via internet, o que você já deve saber. Ele pode funcionar de duas maneiras diferentes: via ligações feitas de computador para computador ou via computador para telefones fixo ou celular.

Quando a ligação é feita de um computador para o outro, a conversa é inteiramente realizada por meio dos headsets ou de microfones. Assim, o áudio é transformado em dados binários e enviado através da rede de internet.

Já quando a ligação é feita de um computador para um telefone fixo ou móvel, a voz também é transformada em informação binária e enviada por meio da internet até atingir uma central telefônica, que a transforma em sinais analógicos, recebidos pelos telefones e celulares.

É possível aproveitar os benefícios de um sistema VoIP mesmo com telefones convencionais. Nesse caso, é necessário que haja um dispositivo instalado chamado ATA (Adaptador de Telefônico Analógico). O ATA é o conversor de dados analógicos dos telefones para uma central que analisa e traduz os códigos para endereços de IP. Assim, os dois aparelhos, o que está recebendo e o que está discando, ficam conectados por intermédio desse conversor. Portanto, durante uma ligação, os aparelhos receptor e mandante da mensagem ficam conectados pelo tempo que durar, até que, ao encerrarem a ligação, o ATA também encerra a conexão entre os dois aparelhos.

2

Por que o sistema VoIP se popularizou?

A tecnologia VoIP existe desde os anos 90, mas foi pouco popularizada e até esquecida pelo motivo que os dados, para serem armazenados, convertidos e entregues, precisam passar por essa fase de código binário. Isso demanda espaço de memória interna nos computadores para que eles possam guardar grandes números de informações que formam mensagens. Até recentemente, a tecnologia comercializada não dava conta de popularizar esse tipo de processamento por ser muito complexo e caro. Mas agora, com novos avanços, espera-se que todo o sistema de telefonia, não apenas os de empresas, seja muito em breve feito inteiramente via Protocolo de Internet (IP), ou seja, via sistema VoIP.

Atualmente, o programa mais popularmente utilizado que dispõe dessa tecnologia é o Skype. Nele, as ligações em vídeo entre os usuários passam pelo mesmo processo: a voz é convertida em dados online e repassada ou para outro computador ou para telefones celulares e iPads.

Considerações finais

Viu só? Não é tão complicado entender como funciona o sistema VoIP. Com tarifas mais baratas, controle da rede e amplas vantagens, com certeza, ele é a melhor solução em telefonia. Conheça nossos planos e migre hoje mesmo!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:43:25+00:00sexta-feira, 24 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário