Fibra óptica descomplicada: como funciona e por que você deve investir nela

Fibra óptica descomplicada: como funciona e por que você deve investir nela


Embora a fibra óptica tenha se tornado popular nos últimos anos, seu primeiro uso na comunicação foi no final da década de 80 com a operação do primeiro cabo intercontinental que ligava a Europa aos Estados Unidos. Os avanços tecnológicos que vieram em seguida permitiram passar 40 mil ligações simultâneas para 200 milhões de circuitos telefônicos ao mesmo tempo.

As soluções de comunicação via fibra óptica estão se tornando a primeira escolha de empresas que querem manter um grande número de computadores conectados à rede e entregar uma conexão rápida e estável para todos os usuários.

Entenda melhor como funciona a fibra óptica nos próximos tópicos.

ST001119

O que é fibra óptica?

Fibra óptica é um filamento de vidro ultrapuro ou sílica bastante flexível e fino. Ele é composto por uma estrutura que contém:

  • Capa protetora
  • Núcleo
  • Interface

Em um cabo de fibra óptica, a transmissão de dados é feita através de um fotoemissor capaz de transformar sinais elétricos em pulsos de luz. Assim, a luz é capaz de viajar por longas distâncias com baixa atenuação graças a um processo chamado “reflexão total interna”.

Etapas complexas envolvem a produção de um cabo de fibra. Durante o processo, diversas camadas de materiais refletores e isolantes integram-se a plásticos e fios de aço, garantindo mais robustez ao cabo e aumentando a proteção contra interferências.

Os cabos de fibra podem transmitir até 1,6 Tb/s.

Quais são os tipos de cabo de fibra óptica existentes?

Atualmente, há dois tipos de cabos existentes no mercado.

Cabo monomodo

Esse cabo exige um grande investimento e é utilizado em comunicações de longo alcance.

Seu alcance chega a 4 km e seu maior comprimento de onda permite transmissões de dados em grande volume.

2x

Cabo multimodo

Esse cabo tem um valor menor que o monomodo e é utilizado em cabeamentos de menor alcance.

Seu alcance está limitado a 2 km e, geralmente, é utilizado em aplicações que possuem recursos de baixa distância.

Por que vale a pena investir em uma conexão de Internet fibra óptica?

A fibra óptica chegou para substituir as tecnologias tradicionais de transmissão de dados porque traz consigo diversas vantagens.

Conheça algumas delas a seguir:

  1. Cabos de fibra óptica possuem dimensões reduzidas, são mais flexíveis e mais leves, permitindo diminuição nos custos de instalação.
  2. A fibra, por não transmitir pulsos elétricos e sim pulsos de luz, é imune a quaisquer perturbações eletromagnéticas.
  3. Ela é capaz de transmitir dados em quantidade bastante elevada.
  4. As atenuações são muito reduzidas, o que permite ligações de dezenas de quilômetros sem a necessidade de amplificadores.

Os serviços VoIP, a computação na nuvem e a videoconferência estão crescendo cada vez mais, exigindo que as empresas possuam uma conexão veloz e constante. Nesse cenário, a Internet fibra óptica surge para ampliar as oportunidades de negócio e a qualidade de todas essas soluções.

Se você está em busca de uma conexão estável, com baixa latência e grande disponibilidade, conheça as soluções de fibra óptica da TW Solutions.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:29:06+00:00sexta-feira, 3 fevereiro 2017|Fibra Óptica e Link Dedicado|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário