18 práticas para uma gestão de Telecom exemplar – TW-SOLUTIONS Telecomunicações :: OPERADORA IP :: PABX VIRTUAL VOIP

18 práticas para uma gestão de Telecom exemplar


18 práticas para uma gestão de Telecom exemplar

Administrar qualquer área de uma empresa não é tarefa fácil. É preciso muita organização, processos desburocratizados e conhecimento para que tudo se mantenha nos eixos. Não seria diferente com o ramo de telecomunicações. Por isso, separamos a seguir um guia prático com 18 ideias que vão te ensinar a ter uma gestão de Telecom exemplar no seu negócio.

Para que se tenha um bom programa de gestão, é preciso mapear os recursos, organizar os processos e controlar os custos.

Esse tripé te proporciona uma melhor visibilidade do inventário, dos serviços que foram contratados, das características do perfil de utilização e de todas as áreas que fazem parte desses processos.

Desta forma, é possível otimizar o ciclo de vida da gestão, aumentar a eficiência e reduzir os gastos.

Na maior parte dos casos, os programas de gestão tem como objetivo mapear erros de cobranças e evitar que pagamentos sejam realizados indevidamente. Mas, é importante ressaltar que os benefícios vão bem mais além.

Para que sua empresa atinja os resultados mais satisfatórios e que tenha uma gestão de Telecom exemplar, siga as dicas abaixo:

  1. Possuir inventário mapeado de forma centralizada e com todas as informações necessárias (dispositivo, o seu estado, quem é o responsável por ele, onde reside… enfim, tudo o que for útil para uma gestão de Telecom exemplar);
  2. Criar processos que mantenham o inventário atualizado constantemente;
  3. Identificar quais aparelhos estão ligados a algum tipo de fidelização, a duração deste plano e as condições e valores para aplicação de multa;
  4. Saber quem são todos os fornecedores e os serviços que foram contratados;
  5. Possuir um canal direto de comunicação com as operadoras, principalmente com os gerentes de contas;
  6. Elaborar uma política séria quanto a aquisição de novos equipamentos, como será o processo de compra e os termos de responsabilidade que o usuário deve cumprir;
  7. Implementar um software de gestão de Telecom que será responsável por processar faturas e automatizar de forma padronizada as informações;
  8. Possuir um processo de auditoria que abranja tarifas, planos, pacotes, serviços cancelados, recursos cancelados e demais recursos que são terceirizados;
  9. Controlar as contestações que ainda estão abertas, os créditos que foram recebidos e aqueles estornos que foram efetuados;
  10. Produzir relatórios para analisar e otimizar seus custos. Definir também qual será a periodização destes relatórios;
  11. Agrupar as faturas de uma forma que se diminua o maior número possível de arquivos. Isso garante que esses dados fiquem organizados e não se percam;
  12. Dividir os custos por cada uma das áreas da empresa;
  13. Controlar o fluxo das faturas (processada, recebida, paga, enviada para pagamento, auditada);
  14. Criar processos que evitem o pagamento de multas por conta de atrasos;
  15. Criar cultura e políticas de conscientização acerca do uso de Telecom para seus funcionários;
  16. Elaborar processos e mecanismos que evitem gastos excessivos com roaming, seja ele nacional ou internacional;
  17. Contratar especialistas que realizarão RFPs (documento formal escrito para a contratação de serviços ou pessoas);
  18. Possuir um time antenado e dedicado a encontrar maneiras, serviços e oportunidades de reduzir os custos.

Então, o que achou das nossas dicas para uma gestão de Telecom exemplar? Compartilhe conosco na área de comentários abaixo quais são suas opiniões sobre o assunto e acesse o site da TW Solutions para conhecer nossas soluções.

Site TW Solutions

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Gestão de Telecom São PauloGestão de Telecom RecifeGestão de Telecom Rio Grande do Sul
Gestão de Telecom Rio de JaneiroGestão de Telecom SalvadorGestão de Telecom Mato Grosso
Gestão de Telecom Belo HorizonteGestão de Telecom Porto AlegreGestão de Telecom Minas Gerais
Gestão de Telecom CuritibaGestão de Telecom GoiasGestão de Telecom Espirito Santo

 

2018-12-04T18:08:23+00:00quarta-feira, 28 novembro 2018|Gestão de Telecom|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário