Como apostar em uma boa gestão de Telecom e sair na frente da concorrência

Como apostar em uma boa gestão de Telecom e sair na frente da concorrência


A gestão de Telecom é um divisor de águas essencial para qualquer empresa que se preze, incluindo a plataforma de Call Center. Contudo, o gerenciamento de Telecom pode se provar uma tarefa complicada sem as orientações certas. Afinal, a tomada de decisões é afetada por diversos fatores envolvidos nessa equação.

Em geração, a gestão da plataforma de Call Center envolve uma série de setores e processos. Como em qualquer outra empresa, é necessário que estes estejam alinhados. Assim, é possível realizar ações que modifiquem suas estruturas.

Além disso, a depender do tamanho da empresa, ela pode envolver ainda mais burocracias, requisitando, por tabela, de uma demanda de Telecom ainda mais expressiva, tornando mais complicada sua gestão e manutenção.

Assim, mudar o gerenciamento e estrutura do Telecom não é uma tarefa fácil de ser realizada da noite para o dia. Por essa razão, é de suma importância que todas as variáveis pertinentes ao processo sejam avaliadas com calma. Só assim pode ser feito um planejamento sólido e eficaz. Afinal, consome um tempo considerável analisar e administrar os custos e as contas de telefonia.

Apesar disso, é crucial que essa gestão seja realizada, pois a plataforma de Call Center é especialmente impactada pelos gastos e investimentos nessa área. Sem dúvida, a gestão de Telecom representa um dos pilares decisivos para uma boa administração nestas empresas.

Assim sendo, é indispensável que alternativas inteligentes sejam adotadas para reduzir os custos no gerenciamento de Telecom.

O que é gestão de Telecom?

A gestão de Telecom envolve a avaliação, o planejamento e o estudo financeiro de todos os pontos atrelados aos recursos de Telecomunicação da plataforma Call Center. Ou seja, desde a internet (rede de transmissão de dados) até o gerenciamento da telefonia móvel e fixa de uma empresa.

Esse setor demanda uma certa quantia de valor, bem como quaisquer áreas de uma companhia. A falta de tarifas de mercado e análises de novidades, com o decorrer do tempo, pode tornar-se obsoleta no fator inovação. Além disso, quando uma empresa não faz a revisão dos custos, assume o risco de pagar bem mais do que o valor de mercado atual de um determinado serviço.

Isso tende a ser um diferencial para a concorrência. Afinal, com uma má gestão, uma empresa joga contra si mesma. Assim, oferece vantagens para seus concorrentes. Enquanto ela adota práticas assertivas para seu gerenciamento de Telecom, ela consegue dar passos mais largos e obter margens maiores de lucro.

Em outras palavras, é possível crescer e fazer avanços na plataforma Call Center somente adotando uma gestão funcional. Por isso, é de grande importância que esse ativo seja gerido na empresa. Uma boa gestão de Telecom significa lucros maiores, com o benefício da redução de custos e melhorias na produtividade.

Como implantar uma boa gestão de Telecom e sair na frente da concorrência?

Sem dúvida, compreender que a gestão é de extrema importância e necessidade para a empresa é o primeiro passo. Em seguida, é importante definir quais serão os responsáveis pelo gerenciamento de Telecom.

Em suma, a gestão tende a ficar a cargo da área financeira da plataforma Call Center. Afinal de contas, é a área que conta com maior facilidade em analisar números e elaborar metas para reduzir custos.

Além disso, para uma gestão eficiente, não é suficiente avaliar somente as contas. Desse modo, é importante também avaliar como os recursos são usados pelos colaboradores da organização e se a verificação mensal é eficaz.

Cabe também à equipe responsável pelo Telecom analisar se os fornecedores dos serviços estão promovendo um custo-benefício satisfatório. E, caso necessário, quais são as alternativas para uma mudança na operadora. Sem dúvida, essa iniciativa é imprescindível para reduzir os custos e manter a saúde financeira da plataforma Call Center.

Caso não seja possível realizar a gestão internamente, a alternativa é contratar uma empresa especializada em gestão de Telecom. Isto é, terceirizar a tarefa para uma empresa com o know how necessário para chegar às melhores soluções tomando como base as necessidades específicas da empresa pode fazer toda a diferença.

Para se dar bem nos negócios e superar a concorrência, confira abaixo dicas preciosas para realizar uma gestão de Telecom inteligente!

Dicas para uma boa gestão de Telecom

Sem dúvida, os custos altos da telefonia brasileira demandam uma racionalização dos recursos, sobretudo em tempos de crise como as atuais. Assim sendo, o conhecimento dos ativos é de indispensável valia.

Descobrir como são usados os recursos, onde está cada um deles e quanto deles é consumido, por exemplo, são iniciativas são cruciais para determinar um gerenciamento correto de Telecom.

Para tanto, preparamos dicas para uma gestão eficaz e à frente da concorrência. Com os passos a seguir, você descobrirá quais os pontos de maior impacto nos custos da empresa. Assim, poderá definir as práticas mais assertivas para a redução do consumo.

Confira as dicas da TW Solutions para uma gestão pontual de Telecom!

1. Realizar inventários com os ativos da empresa

A primeira dica, sem dúvida, é conhecer os ativos, por quem são utilizados e quem são os responsáveis pela gestão. Se esses controles já são existentes, não haverá necessidade de começar do zero.

2. Identificar os processos de pagamento

Conferir quem é o responsável pelos pagamentos e em que lugar estes documentos podem ser encontrados. Isto inclui, por exemplo, avaliar registros do Excel, faturas, boletos, dados, entre outros.

3. Dar a partida na gestão de Telecom por meio das informações disponibilizadas no inventário

Em seguida, é necessário fazer as relações entre os ativos e os gastos que estes acarretam.

Sem dúvida, essa medida é um início para começar o controle de resultados. Afinal, nesta altura, é possível fazer a identificação de onde os maiores gastos de uma empresa estão localizados.

Será possível checar se está havendo usos inadequados de ativos, se estão sendo cobrados valores indevidos, entre outros. Assim, em segunda análise, pode ser possível fazer o cancelamento dos serviços que não estão sendo utilizados.

4. Conhecer o perfil de uso dos serviços da empresa

Nessa etapa, o responsável pela gestão avaliará o perfil dos serviços e seus respectivos usos, isto é, quais são os serviços disponíveis, quais as operadoras  mais usadas, os ativos menos e mais usados, entre outros.

5. Entender os contratos com clareza

Existem várias linhas de contrato na gestão de Telecom e é essencial conhecer cada uma delas a fundo.

Como exemplo, é preciso entender, portanto, quais os contratos mãe, contratos guarda chuva, além de vigência, tarifas, índices de reajuste, áreas de abrangência e serviços abarcados.

6. Estudar as estratégias dos concorrentes

Estudar a concorrência é uma medida significativa para estar sempre um passo a frente.

Quais os benefícios que seus concorrentes recebem de suas operadoras? O que a concorrência está contratando no momento? As respostas a essas perguntas são essenciais, tais como conhecer as melhores ofertas no mercado, produtos, tarifas, etc.

7. Rever os contratos

Uma vez que essas avaliações estiverem prontas, é hora de considerar a renegociação dos contratos. Afinal, a gestão já conta com o conhecimento dos contratos atuais e dos perfis de uso.

Assim, adicionando a análise de movimentação do mercado, fica mais fácil fazer renegociações e reduzir custos com o benefícios de serviços melhores.

8. Analisar as faturas passadas

Contudo, o processo de boa gestão ainda não chegou ao fim. E para esta etapa, será necessária a consultoria de especialistas.

Conferir os contratos, as faturas e rever se houve alguma constatação de fatura, por exemplo, são pontos essencials. Afinal, o índice de erro nas faturas é de 40%, desencadeando uma série de cobranças indevidas. Contas com cobranças indevidas, por sua vez, podem angariar devoluções em dobro.

9. Revisar os processos

Enfim, é o momento de fazer a revisão de inventário, o que inclui cancelar ou renovar contratos, implantar práticas melhores, certificar-se do retorno de resultados, entre outros.

Benefícios da boa gestão de Telecom

De fato, um dos objetivos de longo prazo das empresas é poder reduzir as despesas sem comprometer a qualidade de suas operações. Assim sendo, a gestão é uma estratégia confiável para garantir a longevidade do setor.

Se uma empresa tiver gerenciado adequadamente as finanças, não terá muita dificuldade em se manter em atividade, mesmo quando o clima econômico for desafiador.

Para apoiar esse objetivo vital de negócios, há uma abundância de táticas a serem exploradas. Para tanto, é necessário que estas sejam projetadas de modo inteligente para aprimorar os vários aspectos operacionais do negócio. Da mesma forma, uma gestão inteligente também pode identificar áreas de corte, para iniciar uma economia de custos.

Essa medida é essencial em qualquer área de negócio, não se limitando à plataforma de Call Center. Afinal, estudos revelam que a maioria das empresas costuma pagar mais do que pagaria pelos serviços de telecomunicação. De fato, anualmente, elas gastam cerca de 40% a mais nesse aspecto vital de suas operações.

Sem dúvida, nenhuma empresa que deseja um futuro seguro deve desperdiçar essa quantia de dinheiro. Para interromper esse desperdício de caixa, o gerenciamento de Telecom é crucial e traz benefícios.

Se há algo que as empresas não gostam, é perder dinheiro. O que elas podem não perceber, porém, é que não obter lucro nem sempre é apenas uma questão de não vender o suficiente. Às vezes, está relacionado ao desperdício.

Quando o assunto é dinheiro, cada detalhe conta

Frequentemente, as empresas se perdem completamente nos gastos em excesso, com coisas pequenas e aparentemente sem consequência, porém que podem construir ou drenar financeiramente uma organização.

Uma área de gastos desnecessários é, como visto, a Telecom. Como a maioria das organizações depende da internet e da comunicação móvel e fixa para funcionar, é muito fácil que esse serviço tenha áreas negligenciadas e com excesso de gastos.

É aqui que entra o gerenciamento das despesas de Telecom. Esse serviço é dedicado a um melhor gerenciamento de dados, comunicação e todos os custos relacionados.

De fato, eles ajudam a criar ganhos de curto prazo enquanto iniciam metas de longo prazo para melhores usos. Economizam, assim, uma grande quantidade de recursos monetários.

Por isso, reunimos uma lista das maneiras com as quais o bom gerenciamento traz benefícios econômicos para a plataforma de Call Center e outras.

1. Gerenciamento de recursos

Uma boa gestão saberá o que fazer com os recursos disponíveis, como finanças, inventário de tecnologia e assim por diante.

Eles podem criar roteiros a partir disso para ajudar uma empresa a utilizar melhor o que está à sua disposição e eliminar o que está simplesmente ocupando espaço.

2. Especialização

Uma tarefa difícil que as organizações tentam é criar suas próprias equipes de gerenciamento desde o início. Essa abordagem definitivamente tem seus próprios benefícios a longo prazo. Contudo, pode ser difícil de executar com eficácia.

No entanto, as soluções terceirizadas contornam isso, pois não precisam de treinamento. Além disso, elas podem começar a trabalhar em busca de soluções imediatamente, em vez de esperar que a equipe interna desenvolva planos para economias futuras.

3. Análise aprimorada

À medida que uma empresa cresce, aumentam suas despesas. E, como resultado, aumentam as informações relacionadas a elas. A magnitude dos dados pode facilmente se tornar esmagadora, mas ignorá-la é ignorar um recurso valioso (e caro).

Portanto, a gestão de Telecom ajuda a criar um conjunto abrangente de informações sobre orçamento, uso de dados, relações com o consumidor e fornecedor, entre outros, para saber melhor onde a empresa está.

Por sua vez, isso cria opções para a tomada de decisões melhores e mais informadas, que economizam dinheiro.

4. Soluções responsivas

Por fim, quando a gestão de Telecom é terceirizada, elas não são limitadas pela equipe de uma empresa. Assim, o gerenciamento terá atualizações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como o tempo é essencial e uma empresa pode precisar de respostas a curto prazo, se não imediatamente, essa disponibilidade pode salvar uma empresa. Mesmo que a situação não seja tão grave, ter uma equipe terceirizada responsiva para orientar seus negócios no gerenciamento de custos é um grande benefício.

Se você acha que os custos estão começando a ficar fora de controle ou deseja controlar o uso de dados, considere investir em uma boa gestão de Telecom. Às vezes, isso é tudo que a plataforma de Call Center precisa para voltar aos trilhos.

Considerações finais

Procurando por uma boa gestão de Telecom na sua empresa? Conheça as soluções da TW Solutions! Temos muito a oferecer para seus negócios. Entre em contato com um de nossos consultores hoje mesmo!

Soluções da TW-Solutions

Nossa Plataforma foi desenvolvida 100% com APIs em todas as funções do PABX Virtual.
Se você precisa integrar seu CRM ou ERP com sua telefonia, entre em contato conosco.

Nosso PABX Virtual é baseado em Asterisk e desenvolvido 100% por nossa equipe de desenvolvimento. Com mais de 5 anos de vida a nossa plataforma esta homologada em mais de 1500 clientes em diversos tamanhos e seguimentos.

A P.A Virtual ou P.A Digital da TW Solutions é uma solução automatizada de atendimento cognitivo multicanal que pode ser integrada com plataformas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e Telegram, tornando o atendimento ainda mais integrado, centralizado e ágil.

Temos planos de E1 SIP ilimitados Fixo e Móvel.
SIP Trunk com Gateway ISDN ou R2
Integramos a nossa tecnologia em sua estrutura independente da sua tecnologia atual.

Conheça o nosso PABX Virtual

O que achou do nosso blog?

Deixe sua Avaliação
5/5

Conheça nosso PABX Virtual

Duvidas sobre seu projeto? Fale com o Diretor

18403200_10213382298059927_4459254293245502176_n

Leonardo Ferreira

Diretor

Caso tenha alguma dúvida sobre Telefonia Digital e a aplicação na sua empresa, fale comigo. Estou à inteira disposição.

2019-11-13T16:19:43-03:00sábado, 26 outubro 2019|Call Center, Gestão de Telecom, Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Produtora de conteúdo para a web há mais de 7 anos, fundadora e diretora da Pandartt. Tem outros quatro principais projetos: Mapa Dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek. Ama café, música, cinema, games, tecnologia, tatuagens e cachorros. Empenhada em fazer diferente e fazer a diferença.

Deixar Um Comentário