Internet fibra ótica ou via rádio: qual escolher?

As redes de acesso à Internet começaram a ser desenvolvidas nos anos 60 e, desde então, muitas mudanças e otimizações já foram implementadas com o objetivo de melhorar o uso e atender as demandas de velocidade de conexão. Internet fibra ótica ou via rádio são as mais utilizadas no Brasil atualmente. Qual delas é a melhor para sua empresa?

Para que possamos ajudá-lo a responder essa pergunta, primeiro precisamos conceituar cada uma dessas tecnologias.

1

Internet fibra ótica

fibEssa tecnologia permite que os dados sejam transformados em luz e transmitidos com muito mais velocidade do que através de cabos convencionais.

Por meio dos cabos de fibra ótica e conversores integrados aos transmissores, os dados são transformados em luz e transmitidos literalmente, na velocidade da luz (300 milhões de metros / segundo), infinitamente maior do que a velocidade de transmissão de um cabo coaxial.

Cabos de fibra ótica são formados por uma série de camadas de materiais isolantes, fios de aço e plásticos e materiais refletores, garantindo muito mais proteção contra interferências e robustez.

De forma resumida, a Internet fibra óptica transmite dados via rede por longas distâncias com velocidade incrivelmente alta, qualidade e pouca perda de sinal.

Internet via rádio

antComo o próprio nome indica, a Internet via rádio utiliza as ondas de rádio frequência a fim de transmitir dados, eliminando a necessidade do uso de cabos.

Para a transmissão de sinal, a tecnologia se vale de duas antenas. Uma delas é a emissora, instalada pelo provedor de Internet em determinado local, e a outra é a receptora, instalada pelo provedor de Internet no estabelecimento que receberá o sinal.

Essa tecnologia possui um longo alcance e os custos de aquisição e instalação costumam ser baixos. As antenas transmissoras, no entanto, estão expostas e sujeitas a interferências provocadas pelo clima, o que pode provocar instabilidade e queda no sinal em determinadas situações como chuva forte.

Internet fibra ótica ou via rádio: qual é melhor para minha empresa?

Afinal, é melhor escolher Internet fibra ótica ou via rádio? Vamos ajudá-lo a responder essa pergunta.

A Internet fibra ótica oferece mais velocidade e estabilidade do que a Internet via rádio. Seus custos de manutenção mais baixos e sua maior resistência a quaisquer tipos de interferências são grandes atrativos da tecnologia.

Por outro lado, a Internet via rádio pode ser a melhor opção em locais de acesso remoto onde o cabeamento de fibra ótica ainda não chega, se tornando uma grande aliada de empresas situadas em regiões mais afastadas dos grandes centros.

Para escolher entre Internet fibra ótica ou via rádio, você pode avaliar esses pontos:

Internet fibra ótica

  • Custo de aquisição e instalação mais alto
  • Maior velocidade
  • Maior estabilidade
  • Maior resistência a interferências
  • Mais difícil de penetrar em regiões remotas

Internet via rádio

  • Custo de aquisição e instalação mais barato
  • Menor velocidade
  • Menor estabilidade
  • Menor resistência a interferências
  • Mais fácil de penetrar em regiões remotas

A TW Solutions oferece a melhor Internet fibra ótica na região de Guarulhos e, em breve, expandirá suas soluções para outras regiões. Conheça nossos planos e comece a economizar hoje mesmo! 

Site TW Solutions

2018-11-23T18:37:46+00:00sexta-feira, 10 fevereiro 2017|Fibra Óptica e Link Dedicado|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário