O que afeta a qualidade das ligações VoIP e como fazer para melhorá-la?

O que afeta a qualidade das ligações VoIP e como fazer para melhorá-la?


Uma das grandes preocupações de empresas que aderem à telefonia digital é como melhorar a qualidade das ligações VoIP. Talvez você não saiba, mas muitos fatores afetam a qualidade das ligações VoIP. No artigo de hoje, você conhecerá alguns desses fatores e saberá quais medidas tomar para ter uma melhor experiência em suas chamadas digitais.

2

Fatores que afetam a qualidade das ligações VoIP e como melhorá-los

Jitter

Caracteriza-se pela variação do atraso entre os pacotes transmitidos. Esse fator afeta apenas a transmissão de voz. Caso o jitter seja muito alto, ou seja, caso haja uma demora excessiva entre o envio e o recebimento de um pacote, a ligação pode ficar difícil de compreender.

Como melhorar o jitter: através de um procedimento chamado jitter control, protocolos RTP e RTCP coletam informações em tempo real e enviam para aplicações que, então, podem compensar o jitter durante uma ligação e fazer os ajustes necessários para que os pacotes recebidos sejam em um fluxo contínuo.

Eco acústico

Um eco acústico é o reflexo de um sinal sonoro. Seu poder e amplitude e a quantidade de atraso entre o sinal emitente e o sinal refletor determinam se o eco será detectado pelo alto-falante.

Como melhorar o eco acústico: esse problema pode surgir ao utilizar um computador para comunicação em tempo real. Quando isso acontecer, o ideal é utilizar headsets auriculares ou terminais VoIP com microfones integrados ao invés de microfones separados dos alto-falantes. Na maioria dos casos, isso costuma eliminar todo o eco acústico presente na ligação.

1

Conexão de Internet

Esse é um dos principais fatores que interferem na qualidade das ligações VoIP. Uma conexão banda larga de 1 Mbps é o mínimo indicado para quem precisa fazer pelo menos 10 chamadas simultâneas. Assim, a velocidade mínima recomendada por ligação é de 100 kbps.

Como melhorar a conexão de Internet: o primeiro passo é entender que uma Internet de qualidade não proporciona somente uma navegação satisfatória em sites e blogs. Um link de qualidade deve ter latência baixa, poucas perdas de pacote e poucas quedas de sinal, ou seja, ser estável de verdade. Além disso, é importante que você verifique a velocidade que está recebendo. Um bom site para fazer essa medição é o Brasil Banda Larga.

Outras formas de otimizar a qualidade das ligações VoIP

Há outras maneiras de otimizar ainda mais a qualidade das ligações VoIP. Confira a seguir:

Utilize, preferencialmente, o Codec G729

Esse é o Codec ideal para as ligações VoIP pois oferece qualidade de áudio mesmo em bandas largas mais simples, como de 2 Mbps. A utilização desse Codec garante que a qualidade da ligação se mantenha boa mesmo quando a Internet não estiver muito rápida.

Configure sua rede com QoS

Se você quer obter o melhor de suas ligações VoIP, deverá configurar sua rede de modo que ela priorize o tráfego VoIP. Para isso, roteadores e switches que permitem configurar QoS (Quality of Service ou Qualidade de Serviço) são ideais.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:41:03+00:00segunda-feira, 13 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário