O que é PABX? Como funciona? | TW Solutions

O que é PABX? Como funciona?


Nesse artigo, será possível descobrir o que significa PABX, como funciona, quais os tipos de PABX e suas vantagens e desvantagens. Continue lendo para descobrir o que é PABX!

O que é PABX?

O PABX surgiu na década de 1970, quando a Central Telefônica passou a ser digital. Por meio de softwares, as centrais interligavam os terminais, identificavam e transferiam chamadas – além de também fazer ligações simultâneas, testar e gerenciar hardwares. Hoje em dia, o sistema PABX é conectado à internet para realizar todas as funções necessárias.

Esse sistema ainda pode integrar várias linhas e ramais, sendo que o número destas linhas e ramais varia de acordo com o tamanho da empresa e equipe. Obter essas informações é extremamente importante para evitar gastos desnecessários ou até mesmo a aquisição do PABX incorreto ou menos eficiente para a empresa.

O PABX é o conjunto de linhas e aparelhos telefônicos conectados a um ramal. É um sistema para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e tem como finalidade ligar diferentes telefones a uma linha externa. O PABX é extremamente utilizado no ramo de Call Center.

É, sem dúvida, uma grande inovação e que vem adquirindo grande popularidade entre empresas e, até mesmo, dentro de muitas residências. Afinal, muitas pessoas possuem curiosidade e grande apreço pela tecnologia, o que as fazem querer experimentar e testar esse método telefônico que vem, a cada dia mais, inovando e tomando espaço em diversos segmentos.

Mas, afinal, o que significa PABX? Como funciona esse aparelho e quais são os principais tipos? Há vantagens e desvantagens em utilizar essa tecnologia? Responderemos todas essas perguntas ao longo do artigo. Continue a leitura!

O que significa PABX?

A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange, ou seja, uma troca automática de ramais privadas. Um PABX conecta telefones internos de uma empresa a uma rede pública. Existe ainda o PBX, porém, esses são sistemas mais obsoletos e necessitam de operadores humanos. Os PBX têm sido substituídos pelo sistema automático PABX.

Um PABX efetua ligações entre telefones internos sem intervenção. Ainda, permite telefonar e receber telefonemas da rede pública. Podem ser consistentes de uma plataforma hardware ou somente software. O PABX de software pode ser instalado no computador para a interação com a telefonia via Internet.

Com tamanha facilidade e praticidade, muitas pessoas estão aderindo a esse método sem pensar duas vezes. Dentro de empresas, é uma inovação essencial para se manter sempre par a par com concorrentes. Dessa forma, é possível satisfazer muito mais as necessidades do consumidor, trazendo inovação e conforto para o mesmo.

Justamente por isso, a TW Solutions sempre busca incrementar novos métodos, visando oferecer o que há de melhor em novidade no mercado.

Em empresas ou condomínios e até mesmo em residências, sempre há uma grande necessidade de comunicação entre as pessoas ali presentes. É por isso que o PABX é tão popular, pois é uma maneira mais simples e direta de estabelecer essa conexão. Além disso, faz parte de uma inovação tecnológica que chegou para facilitar completamente a vida de todas as pessoas.

Como funciona um PABX?

Para ficar mais claro ainda, o PABX é uma central onde chegam as linhas públicas e saem os ramais para os usuários. Nessa central, também pode ser conectado o próprio interfone para tocar direto no telefone, entre muitas outras funções.

Geralmente, quem utiliza o PABX são as secretárias que precisam possuir um aparelho telefone de Terminal Inteligente (TI) para acessarem todas as funções da central telefônica.

Quais os tipos de PABX, suas vantagens e desvantagens?

Existe uma variedade de modelos de PABX. O que diferencia realmente um do outro é a tecnologia utilizada, recursos disponíveis e também o custo da manutenção de cada. Abaixo, mostramos quais são os principais modelos e suas diferenças.

PABX Analógico

Esse PABX foi especialmente projetado para receber linhas fixas de telefonia, oferecendo as funções mais básicas. Ele é comumente comercializado para as empresas que não possuem tanta necessidade de grandes recursos.

No entanto, por exigirem suporte técnico especializado e a manutenção preventiva, acabam por ter um alto custo de conservação e também de implementação. Logicamente, isso não desqualifica a tecnologia presente nesse produto.

Algumas vantagens que ele traz consigo são:

  • Chamada em espera;
  • Inclusão de senhas para os ramais;
  • Bloqueio de ligações a cobrar;
  • Ligações entre ramais;
  • Chamadas externas;
  • Identificador de chamadas.

PABX Digital

Mais avançado do que o modelo anterior, esse PABX funciona somente com linhas digitais, as quais não são fornecidas por qualquer operadora de telefonia, apenas as de maior renome.

É uma espécie de evolução do PABX analógico, logo, possui as funcionalidades do PABX analógico e algumas outra dotadas de mais modernidade, como:

  • Eliminação de ruídos;
  • Controle do volume;
  • Discagem direta;
  • Interconexão por entroncamento digital;
  • Conexão de linhas fixas.

Ainda é válido ressaltar que, mesmo sendo mais moderno do que a versão analógica, ainda assim exige mão de obra qualificada, o que acaba por agregar um pouco mais o valor.

PABX IP

Esse modelo só funciona com linhas de operadora VoIP. O VoIP significa uma tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais, dessa forma, podem ser transferidos através da internet. Possui um valor de compra relativamente alto e necessita de uma internet estável e segura para manter os ramais externos.

Além disso, pode ser alocado dentro da empresa. As vantagens desse aparelho são:

  • Ramal remoto;
  • Possibilidade de reuniões por áudio;
  • Correio de voz moderno;
  • Conta na totalidade com as funcionalidades dos modelos digital e analógico.

PABX Híbrido

Nesse modelo, somam-se as características mais evidentes do analógico e digital, além da implementação IP. Na prática, é a junção dos outros PABX, possibilitando que seja feito o uso de um ou de outro. Dessa forma, ele representa uma maior economia nas faturas de gastos de telefonia e aumento das qualidades de ligações.

As principais vantagens do PABX Híbrido são:

  • Possibilidade de fazer ligações com tecnologia IP;
  • Todas as vantagens dos sistemas anteriores;
  • Interligação com computadores e dispositivos móveis.

PABX Virtual

Por ser um dos modelos mais sofisticados, esse PABX consiste em um software conectado a uma central virtual. Todo o gerenciamento é feito através de navegação e pode ser instalado de forma local ou na nuvem. É extremamente indicado para organizações que possuem consultores ou muitos funcionários atuando em campo.

Além disso, facilita todo o trabalho remoto, permitindo que o funcionário atenda chamadas até mesmo no trânsito. Para ativar esse PABX, é necessário uma Internet estável e rápida. Assim como os outros, esse PABX também traz incríveis vantagens:

  • Atendimento automatizado;
  • Possibilidade de gravar chamadas;
  • Personalização de atendimento.

Leia mais sobre o PABX Virtual no blog da TW Solutions!

Escolhendo a melhor solução

Para escolher o melhor modelo entre tantos modelos disponíveis, é necessário um certo entendimento mais avançado das demandas. Geralmente, o mais correto é a gestão definir o sistema em conjunto com a equipe de tecnologia e informação.

Isso tudo deve ser feito sempre considerando as melhores ferramentas de inovação. Para escolher o melhor PABX, alguns aspectos precisam ser levados em conta com muita atenção e seriedade:

  • A quantidade de colaboradores;
  • Volume de ligações ao mesmo tempo;
  • Orçamento disponível;
  • Qualidade das chamadas;
  • Baixa manutenção;
  • Saber reconhecer o perfil de todos os processos operacionais;
  • Capacidade de atendimento.

Esses são apenas alguns dos itens básicos para ajudar a escolher o modelo mais indicado para a empresa. De qualquer forma, existem outros fatores que podem ser mais decisivos, como: as instalações e ambientes da empresa, serviço de telefonia, custo tarifário das chamadas, etc.

Caso a pessoa sinta-se atrapalhada para escolher o produto, é extremamente válido entrar em contato com a TW Solutions. Dessa forma, é possível usufruir de um atendimento diferenciado e entender, a partir de uma visão profissional, como tudo funciona.

O que significa VoIP?

O VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz através de IP. Isso significa que transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da internet. Esse método é extremamente presente nos dias de hoje em softwares como Skype, Facebook, Viber e, o mais utilizado, WhatsApp.

Apesar de ter ganho destaque recentemente, a tecnologia surgiu em 1990 e foi considerada um incrível fracasso por conta da baixa transmissão de dados. Porém, não se dando por vencida, após a popularização da internet, a tecnologia ganhou muito mais espaço e investiu em qualidade para que o método se tornasse viável e um grande sucesso.

Para que o método descrito seja possível, o VoIP precisa capturar a voz analógica e transformar em pacotes de dados para serem enviados por qualquer protocolo IP. Logo, o primeiro passo é instalar um software que permita a ação.

Na prática, a transmissão tem a capacidade de ser feita de duas formas: de um computador para o outro ou de um computador para telefone convencional.

Quando a transmissão é feita por demais dispositivos com Internet, tudo o que é falado no microfone é transformado em informações binárias e transmitido através da Internet. É considerada, hoje em dia, uma das maneiras mais fáceis e de excelente custo-benefício para utilizar essa tecnologia. Afinal, a ligação não é paga, nem em casos de longa distância.

Para realizar essa função, somente é necessário um aplicativo que execute a função, microfone, alto-falante, placa de som e conexão com a Internet. Ou seja, para utilizar dessa tecnologia, praticamente, basta ter um celular ou computador.

Mesmo quando usado no computador para realizar chamadas telefônicas, a voz também vira informações binárias, passa pela Internet e é transformada em sinais analógicos, que são recebidos nas centrais telefônicas.

Maiores benefícios do PABX Virtual

Sem dúvidas, o PABX Virtual pode ser considerado uma evolução de grande importância na gestão de linhas telefônicas e comunicação em geral. As vantagens mais notadas por quem usa o PABX Virtual estão listadas a seguir.

Queda nos custos

Como a empresa acaba por ter todo o sistema de comunicações conectadas um ao outro, isso resulta na possibilidade de realizar chamadas sem custo entre os departamentos ou até mesmo entre diferentes localidades. Dessa forma, reduz consideravelmente o valor da conta telefônica no final do mês, causando, obviamente, a redução de custos.

Além disso, o PABX Virtual necessita de manutenção, mas não tanto. Logo, a longo prazo, isso também se mostra uma grande economia.

As chamadas de longa distância também contam com tarifa reduzida e até mesmo tarifa zero. Esse é um dos maiores motivos pelo qual empresas em geral e pessoas buscam incessantemente trabalhar com esse tipo de telefonia.

Afinal, em um país onde a crise vai e volta, é ideal reduzir todo tipo de custo possível, facilitando para o bolso de todos os cidadãos.

Produtividade

A eficácia na produtividade ao unificar os meios telefônicos é gigantesca. Isso é mais um pouco do que é o PABX Virtual. Por sua comunicação se dar através da internet, torna-se possível a utilização de diversos recursos tecnológicos por intermédio desse dispositivo.

A mobilidade presente tem como resultado o aumento da produtividade laboral, tendo em vista que eles acessam o sistema indiferente de onde possam estar e fazem ligações necessárias para o trabalho.

Isso é muito interessante para todas as pessoas que trabalham na área de TI, suporte, vendas, contratos, entre outras.

Unificação dos ramais

Ao utilizar o que chamamos de tecnologia PABX IP, é possível que a empresa consiga unificar todos os ramais, sejam eles do sistema VoIP ou convencional. A boa notícia é que não precisa mudar o número de telefone de nenhum colaborador, indiferentemente do departamento que ele atuar.

Isso facilita em grande escala a integração da tecnologia na organização do dia a dia, já que muitas pessoas se adaptam a ele sem mudanças bruscas e transtornadas.

As mudanças em um ambiente de trabalho, quando feitas de última hora e sem planejamento algum, podem resultar em perca de produtividade e até mesmo extravio de documentos importantes. Essa é uma das principais características para citar quando perguntam o que é PABX Virtual.

Fácil administração de rede

Logicamente, as empresas que optam por utilizar o PABX IP conseguirão uma integração entre todos os ramais de telefone através de uma única rede de dados, facilitando em grande escala a gestão geral do negócio.

Caso ocorra qualquer problema na rede, ou mesmo em um ramal específico, será possível que a organização consiga detectar, corrigindo-o com muito mais eficácia e agilidade, evitando perdas contraproducentes para a comunicação geral. Além disso, tem como incluir ou retirar ramais telefônicos conectados ao sistema PABX, sempre que se fizer necessário.

É uma ótima proposta, já que algumas pessoas mudam o número de telefone, ou caso o sistema precise passar por algum reparo um pouco mais profundo. Assim, a empresa não tem seus processos impactados por uma manutenção.

Grande melhoria no atendimento ao cliente

Para quem deseja saber o fato que leva as organizações a subirem o atendimento ao cliente a um altíssimo nível, é isso o que é PABX Virtual. Por meio dessa tecnologia inovadora e eficaz, é possível implantar a URA (Unidade de Resposta Audível), o que faz com que as ligações sejam atendidas por uma gravação personalizada.

Dessa forma, o cliente é direcionado muito mais rapidamente para o setor que necessita, sem a obrigação de passar por uma infinidade de atendentes. Isso tudo acaba por tornar o atendimento extremamente moderno e mais eficiente.

Gerenciamento através da web

Como se trata de uma tecnologia avançada e inovadora, toda a configuração e os ajustes de manutenção são realizados por meio de uma interface na web. Em geral, essas interfaces são muito mais intuitivas, permitindo que mesmo quem não atua como instalador, consiga realizar as alterações básicas e necessárias para um bom funcionamento.

Para isso, basta ter um pouco de facilidade em reconhecer e entender as interfaces e conhecer o PABX que possui. Esse tópico, de certa forma, também entra no tópico sobre redução de custo. Afinal, não é exatamente necessário pagar um técnico para se dirigir até o local e realizar a manutenção.

Otimização de dados

Muitos equipamentos acabam por ter o desempenho atrapalhado por conta da quantidade de dados. O uso dessa transmissão acaba por otimizar o processo consideravelmente. Os recursos, tanto quanto o tempo, aplicados no modelo que utiliza-se de comunicação VoIP, é próximo a 50% ou ainda menos, quando em relação às comunicações tradicionais.

Tudo o que for feito para agregar e otimizar é sempre a melhor escolha e opção para quem possui uma empresa e quer encontrar meios modernos de se comunicar.

Visibilidade de status

Compreender o que acontece no sistema é sempre fundamental. Nas redes analógicas, pode ser difícil obter essas informações. Porém, com a tecnologia digital, se faz possível a visualização do status do sistema de maneira mais rápida e mais clara, bem como objetivamente, através de um painel de gestão na web.

Roaming ilimitado

Com o uso da tecnologia VoIP, as ligações de PABX podem ser feitas a partir de qualquer parte do mundo, a qualquer momento que desejar, ainda mais que a comunicação é o protocolo SIP. Esse protocolo é responsável pela criação de sessões multimídias e telefônicas.

Isso é de extrema utilidade, principalmente para profissionais que necessitam estar antenados a todo momento caso algum cliente o procure por algum motivo.

Nos dias de hoje, é fundamental conectar-se com o consumidor e, até mesmo, colegas de trabalho de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, qualquer transtorno ou problema pode ser evitado e resolvido com eficácia ao possuir essa tecnologia.

Uso das imagens

O uso de imagens nas conversas são as tão requisitadas videochamadas. Com a tecnologia VoIP, é possível que isso seja simples de realizar e que traga uma proximidade muito maior entre os usuários. Se for comparar o PABX convencional e o PABX IP, certamente o PABX IP será a melhor escolha para uma empresa.

Mesmo que o custo seja um pouquinho elevado, é muito válido investir. Ele oferece melhores resultados, melhor performance e uma redução absurda de custo. Além disso, a tecnologia digital continua evoluindo sem parar, trazendo mais recursos e métodos de segurança para quem utiliza das comunicações.

Considerações finais

Apesar de todas as vantagens e características interessantes mostradas no artigo, é preciso considerar a mobilidade corporativa para implementar o PABX que tem maior compatibilidade com as soluções da empresa. Por isso, é importante que a pessoa que procura essa modalidade, conheça atentamente as características já citadas acima.

Esses pontos podem ser totalmente determinantes, pois afetam diretamente o desempenho e os resultados financeiros finais do negócio. Inclusive, tem o poder de estabelecer se será necessário ou não investir em algum valor adicional.

As organizações que dispõem da linha analógica, mas querem usar o recurso digital, podem optar pelo PABX Híbrido. Em contrapartida, as empresas que estão se mudando para alguma instalação nova, têm a vantagem de poder implementar o PABX Virtual e aproveitar os equipamentos já adquiridos, mas sem ser necessário a busca por um espaço físico a mais.

De qualquer forma, é necessário verificar detalhadamente as demandas da empresa. Além disso, é preciso analisar todos os PABX existentes e fazer um levantamento de recursos e custos, o que também ajuda a facilitar na hora da escolha.

Com a crescente constante de tecnologia, é de suma importância que saibamos como utilizá-la a nosso favor, estando sempre um passo a frente dos concorrentes e focando em oferecer o que há de melhor para os clientes e consumidores em geral.

Além disso, um bom sistema faz com que os colaboradores se sintam mais motivados a produzir e trabalhar, pois sabem que podem contar com uma tecnologia extremamente profissional para prestar um atendimento de excelência aos clientes.

Para saber mais sobre como funciona e o que é PABX Virtual ou sobre diversos outros serviços de qualidade, basta acessar o site da TW Solutions

2020-01-24T15:00:27-03:00domingo, 13 setembro 2015|PABX Virtual|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empresa de telefonia homologada ANATEL STFC, somos especializados em soluções e inteligencia em sistemas como PABX Virtual, Callcenter, PA Digital, Video Conferencia, APIs de integrações, CRM, VOIP, telefonia IP Digital, numeros DID, números especiais 0800 e 4000, CallBack, gravações de ligações, tarifador de ligações e muito mais.

Deixar Um Comentário