Os softphones, as vantagens e as desvantagens de um ramal remoto

Os softphones, as vantagens e as desvantagens de um ramal remoto


Foi-se o tempo em que o seu ramal ficava restrito à sua mesa na empresa, ao mesmo aparelho acomodado do lado do computador. A telefonia VoIP, além de permitir que qualquer estação de computador se transforme em um ramal telefônico ou mesmo uma central PABX, também viabilizou que qualquer smartphone seja também um ramal que pode ser levado para qualquer lugar, o que é popularmente conhecido como ramal remoto. Conheça as vantagens e desvantagens dessa abordagem!

1

Já sabemos que a tecnologia VoIP e o PABX Virtual são soluções que reduzem consideravelmente os custos com ligações. Poder implementar um ramal remoto, seja por meio de smartphones ou computadores utilizados por colaboradores em regime home office, tornam essas opções ainda mais atraentes.

No entanto, alguns cuidados também devem ser tomados. Vamos apresentar aqui algumas opções para transformar os seus smartphones corporativos em ramais remotos e também alguns dos cuidados para não comprometer a comunicação com o cliente.

Vantagens de um Ramal Remoto VoIP

A grande vantagem de se ter um ou mais ramais remotos é exatamente a flexibilidade. O colaborador não precisa estar sentado à sua mesa na empresa, em horário comercial tradicional, para poder receber ou fazer ligações.

Utilizando uma rede VoIP e um PABX Virtual, a empresa pode instalar um Softphone nos seus dispositivos móveis (smartphone, tablet, notebook, etc) e fornecer um headset de qualidade aos seus colaboradores. O PABX Virtual funciona como uma central telefônica que gerencia todas as ligações da empresa. Por ser um software e funcionar por meio da internet, não necessita de que os ramais sejam fixos e localizados em um determinado local.

O colaborador pode estar na rua, viajando, em casa, num café ou em qualquer outro local. Desde que tenha acesso à internet, ele poderá utilizar o Softphone instalado em seu dispositivo móvel e usufruir de seu ramal remoto normalmente.

2

Imagine os custos com ligações interurbanas quando um colaborador está viajando, os clientes que não são atendidos eventualmente devido ao ramal ser fixo e estar disponível apenas na empresa ou mesmo os custos de se atender um cliente internacional por meio de uma ligação telefônica tradicional. Muito caro, não é mesmo?

A utilização de uma rede VoIP e a possibilidade de implementar ramais remotos soluciona exatamente esses problemas, fornecendo uma importante flexibilidade para que sua empresa possa atender melhor os seus clientes e que seus colaboradores possam usufruir de um ramal remoto e não depender da estrutura fixa da empresa.

Cuidados com Softphones para ramais remotos

Os custos menores da telefonia VoIP e de centrais PABX Virtuais são muito atraentes para empresas, principalmente os micro e pequenos negócios que ainda não dispõem de fôlego financeiro para arcar com grandes investimentos em telecomunicações.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para garantir uma boa comunicação e fluidez nas chamadas VoIP.

A grande “desvantagem” da telefonia VoIP e dos ramais remotos que utilizam Softphones também está ligada à sua principal vantagem, que é o fato de usarem a rede de internet. Ou seja, é fundamental que haja uma boa conexão à internet, com velocidade e estabilidade suficiente para realizar ligações e se comunicar com os clientes com qualidade.

Um Softphone instalado num smartphone corporativo, mas que dependa de uma instável rede 3G, ou que a maior parte do tempo estará conectado a uma rede wi-fi de baixa velocidade, não é uma boa combinação para a sua empresa.

A implantação de uma rede de telefones VoIP, principalmente se forem as opções virtuais, isto é, os Softphones e o PABX Virtual, deve vir acompanhada da adoção de um plano de internet fixa e móvel que seja compatível com as novas necessidades por uma internet estável e de qualidade.

Aproveite para conhecer os planos da TW Solutions e surpreenda-se!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:42:22+00:00sábado, 18 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário