PABX Nuvem: recursos, economia, tecnologia e segurança | TW Solutions

PABX Nuvem: recursos, economia, tecnologia e segurança


O PABX Nuvem é o sistema de telefonia via conexão com a internet que vem sendo usado por um número cada vez maior de empresas, dos mais diversos tamanhos e segmentos.

Se você está em busca de uma solução moderna e que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, o PABX Virtual pode ser o melhor caminho para unir desempenho e redução de custos.

Nesse artigo especial, você vai descobrir como funciona o PABX Nuvem, a diferença entre o PABX Virtual e o PABX tradicional, suas principais funcionalidades, a estrutura mínima necessária e todos os detalhes para aproveitar ao máximo tudo que esse serviço oferece para as empresas.

Quando surgiu a telefonia em nuvem?

Apesar de ser uma tecnologia presente em milhares de empresas ao redor do mundo atualmente, a telefonia em nuvem já faz parte do seu dia a dia há alguns anos.

O lançamento do Skype, em 2003, foi responsável por apresentar ao grande público a possibilidade de se utilizar um sistema de telefonia totalmente virtual, diferente dos sistemas que eram utilizados até então.

Quais os tipos de PABX que existem atualmente?

Hoje em dia, o mercado de telecomunicações oferece diversos tipos de PABX que podem ser utilizados por empresas de todos os tamanhos conforme suas necessidades.

Confira os tipos de PABX disponíveis no mercado atualmente:

  • PABX Analógico: tipo de PABX para empresas que não necessitam de grandes recursos no dia a dia, é projetado para receber linhas convencionais das operadoras de telefonia fixas. Possui alto custo;
  • PABX Digital: opção de PABX para empresas que oferece mais recursos do que o PABX analógico, além de oferecer uma qualidade de voz superior. Pode se conectar tanto com linhas digitais quanto convencionais;
  • PABX Híbrido: une o melhor do digital e do analógico, permitindo que a comunicação entre filiais aconteça com custo zero. Recomendado para empresas que utilizam o PABX analógico, mas querem passar a utilizar o VoIP;
  • PABX VoIP: oferece uma grande variedade de recursos e também funciona como provedor. Projetado para funcionar apenas com operadoras VoIP;
  • PABX Virtual: o PABX Virtual permite a utilização de ramais virtuais em qualquer localização geográfica, bastando apenas um dispositivo conectado à internet. Com esse tipo de PABX, empresas conseguem tanto reduzir custos quanto aumentar sua eficiência.

Como funciona o PABX Nuvem?

O PABX Nuvem é um serviço de telefonia gerenciado, mantido e armazenado na internet, que dispensa toda a estrutura física utilizada nos sistemas de PABX convencionais.

A tecnologia VoIP faz a conversão dos sinais analógicos emitidos nas conversas telefônicas para o formato digital.

Essa conversão torna possível a sua transmissão através da internet, que pode ser feita tanto entre um computador e um telefone, quanto entre dois computadores.

Na transmissão entre computadores, os sinais de voz são transformados em dados binários, o que elimina os custos desse tipo de ligação.

Já na transmissão entre computador e telefone, a conversão do sinal faz com que ocorra uma cobrança, que ainda assim é muito menor do que os custos de uma ligação normal.

Quais são as principais diferenças do PABX Analógico (tradicional) para o PABX Nuvem?

Existem algumas diferenças entre o PABX Analógico e o PABX Virtual que são decisivas para que as empresas consigam os resultados desejados com esses serviços.

Plataforma de atendimento

Mesmo com toda a evolução das comunicações e o uso cada vez maior de ferramentas como e-mail, chat e aplicativos de mensagens, a utilização de um número de telefone fixo ainda faz com que muitos clientes se sintam mais confortáveis para conversar com uma empresa.

Capacidade de vídeo chamadas

Enquanto o PABX Analógico permite apenas ligações de voz, o PABX Virtual torna possível tanto chamadas em vídeo quanto conferências que envolvam um número maior de participantes.

Acesso remoto

Com o PABX Virtual, existe a possibilidade de configuração de um ramal remoto através da instalação de um aplicativo que possa ser acessado em um smartphone ou desktop.

Essa é uma grande diferença, já que cada vez mais as equipes estão espalhadas pelo mundo e precisam estar em contato constantemente.

Quais são os benefícios do PABX Nuvem?

Quando se fala em PABX Nuvem, o primeiro benefício que vem à mente é a redução de custos.

A instalação de um PABX Virtual é muito mais barata do que um PABX tradicional, já que não é necessária a utilização de uma central telefônica física. Além disso, o pagamento de um sistema de PABX Virtual é feito apenas com base na quantidade de ramais utilizados, com as ligações sendo totalmente gratuitas ou muito mais baratas.

Para começar a utilizar o PABX Nuvem, basta um computador com acesso à internet e um smartphone ou telefone IP. Em pouquíssimo tempo, o PABX Virtual estará pronto para ser utilizado.

O PABX Nuvem permite também muito mais controle da utilização dos recursos de telefonia, por todos os setores da empresa, o que também causa uma grande redução de custos. Isso faz com que os usuários utilizem os recursos disponíveis com muito mais inteligência, tornando o processo muito mais eficiente.

Como o sistema oferece relatórios completos sobre o uso dos serviços, é possível identificar problemas pontuais e traçar planos de ação muito mais efetivos para corrigir possíveis falhas.

A flexibilidade é outra grande vantagem do PABX IP em comparação com o sistema de telefonia tradicional. O PABX IP permite que cada empresa molde o seu sistema conforme suas necessidades, possibilitando a criação e a exclusão de ramais sempre que necessário e com apenas alguns cliques.

É possível, por exemplo, personalizar e criar filas de atendimento de acordo com as necessidades de cada empresa, organizando o atendimento da melhor maneira possível.

Os horários para atendimento também podem ser configurados de forma que a sua empresa ofereça o suporte ideal para seus clientes, seja em horário comercial ou 24 horas.

A gravação de ligações também é uma grande vantagem do modelo de telefonia com PABX VoIP. Como as relações cada vez mais delicadas entre cliente e empresa, garantir que nenhuma informação se perca é fundamental nos dias de hoje.

O PABX Nuvem permite que as empresas integrem ferramentas e softwares de negócios conforme suas necessidades, sem dificuldades ou processos complexos.

Quais os recursos disponíveis no PABX Nuvem?

Um serviço de PABX Virtual pode oferecer importantes recursos para sua empresa, como:

  • Definição de centros de custos;
  • Criação de ramais de forma imediata;
  • Escutas supervisionadas;
  • Gravação de ligações;
  • Controle de ligações por ramal ou usuário;
  • Função chefe-secretária em cada ramal;
  • Callback;
  • Configuração automatizada de equipamentos de telefonia IP;
  • Grupos e filas de ramais para otimização das ligações de entrada;
  • Ramais parametrizados;
  • Controle de músicas de espera e áudios;
  • Perfis de operadoras diferentes, já pré-cadastrados e de fácil utilização;
  • Opção de valores mensais ou limite de minutos por tronco;
  • Rotas de entrada e saída pré-configuradas;
  • Opções de recurso “Siga-me”.

Preciso ter uma estrutura mínima para utilizar o PABX Nuvem?

Para poder utilizar os serviços do PABX IP, é necessária uma estruturação básica que consiste em:

  • Conexão mínima de 42 kbps para cada uma das ligações simultâneas;
  • Telefones IP compatíveis ou softphones (aplicativos) para ambientes Windows ou Linux, bem como para smartphones Android e iOS.

Como o PABX Nuvem pode gerar economia para a minha empresa?

A redução de custos decorrente do uso de um sistema de PABX IP começa com a sua instalação.

Como não há a necessidade de instalar uma central telefônica física, bastando apenas uma conexão com a internet, um computador e um telefone, essa instalação se torna muito mais barata.

O controle total das ligações, através dos relatórios disponíveis, faz com que os usuários se tornem muito mais conscientes sobre a utilização dos recursos de telefonia disponíveis para que possam desempenhar suas funções. Assim, é possível evitar ligações que não sejam realmente necessárias para suas rotinas do dia a dia, como o uso para fins pessoais, por exemplo.

Em casos de instabilidade do sistema, basta acessar a empresa fornecedora para que o problema seja analisado, dispensando o agendamento da visita de um técnico para averiguar as instalações físicas da central telefônica da empresa.

Isso reduz o tempo de indisponibilidade do sistema, que pode causar grandes prejuízos para muitas empresas que utilizam o serviço de PABX VoIP.

O uso do PABX para empresas que utilizam equipes espalhadas em diferentes cidades, estados ou países reduz consideravelmente os gastos com ligações interurbanas e internacionais. Além disso, ligações entre filiais serão sempre gratuitas, desde que todas utilizem um sistema de PABX na nuvem.

Como escolher o melhor PABX Virtual?

Na hora de escolher o melhor PABX Virtual, é necessário pesquisar com calma as opções disponíveis no mercado para descobrir qual delas pode atender as necessidades do seu negócio. Para isso, o ideal é responder algumas perguntas simples, as quais elencamos a seguir.

Há quanto tempo a empresa está no mercado de PABX IP?

Empresas novas no mercado até podem oferecer soluções que pareçam atrativas num primeiro momento, mas experiência é fundamental na hora de fornecer esse tipo de solução. Esse pode ser um fator determinante para o sucesso da implementação do PABX Cloud em sua empresa.

A empresa oferece a possibilidade de adquirir novos números?

O objetivo de toda empresa é sempre expandir seus negócios, e a sua solução de PABX Virtual escolhida precisa ser capaz de absorver e acompanhar esse crescimento.

Verifique se o fornecedor oferece a possibilidade de acrescentar novos números ao seu sistema, e caso isso não esteja previsto no seu plano, procure outra empresa.

O suporte é 24 horas?

Procure sempre uma empresa que ofereça suporte em tempo integral.

Pense que você ou alguma pessoa da sua equipe está em outro estado ou país visitando clientes e precisa se comunicar com os clientes ou com a empresa. Se algum problema surgir, a quem você poderá recorrer?

A TW Solutions oferece aos seus clientes suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A empresa oferece uma solução completa?

Opte por contratar empresas que oferecem aos seus clientes soluções completas de PABX IP e telefonia para que seja possível usar os serviços da melhor forma possível.

Qual é o Data Center utilizado pelo fornecedor?

Saber onde está localizado o Data Center do seu fornecedor de PABX Cloud garante que você possa confirmar se as informações da sua empresa estão sob os cuidados de uma empresa confiável.

Na TW Solutions, os servidores são hospedados na Equinix, maior provedora mundial de Data Centers, que hospeda aplicações muito robustas e conhecidas, como Trivago e Spotify.

PABX Nuvem vale a pena?

É muito comum haver certa desconfiança na hora de decidir substituir o sistema de PABX tradicional por uma solução de PABX Nuvem.

Questões como a segurança das informações no ambiente digital ainda fazem com que muitos gestores e empresários optem por uma solução de PABX empresarial tradicional.

O problema é que esses sistemas analógicos são caros, demandam disponibilização de espaço físico para sua instalação e ainda possuem muitas restrições de funcionalidades, impedindo que qualquer empresa possa aumentar sua performance e, com isso, gerar mais negócios.

Talvez um PABX empresarial tradicional para um negócio de pequeno porte seja suficiente para suportar as necessidades do dia a dia, mas empresas maiores e que demandam mais recursos podem ser extremamente prejudicadas com esse tipo de sistema.

Contratando um serviço de PABX Nuvem, as empresas passam a contar com um sistema muito mais ágil, que pode ser moldado de acordo com as necessidades de cada negócio, sem ter de arcar com grandes investimentos nem disponibilizar espaço físico para instalação de uma central telefônica física.

Com a redução de custos e o ganho na flexibilidade dos serviços de telecomunicação, as empresas que adotam o sistema de PABX empresarial digital saem na frente dos concorrentes.

Conclusão

O sistema de PABX Nuvem é uma ótima opção para empresas que querem modernizar seus sistemas de telecomunicações.

O PABX Virtual, além de ser mais moderno do que os sistemas analógicos, permite ainda que haja uma redução significativa dos recursos financeiros que o uso do PABX tradicional consome.

Além dessa redução de custos, esse tipo de sistema é muito mais flexível, o que é fundamental em uma economia extremamente dinâmica como a que temos nos dias atuais.

O sistema de PABX Nuvem da TW Solutions oferece todas essas vantagens e recursos necessários para que o seu negócio continue acompanhando a evolução do seu mercado e de seus concorrentes.

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossa solução de PABX Virtual.

Soluções da TW-Solutions

Nossa Plataforma foi desenvolvida 100% com APIs em todas as funções do PABX Virtual.
Se você precisa integrar seu CRM ou ERP com sua telefonia, entre em contato conosco.

Nosso PABX Virtual é baseado em Asterisk e desenvolvido 100% por nossa equipe de desenvolvimento. Com mais de 5 anos de vida a nossa plataforma esta homologada em mais de 1500 clientes em diversos tamanhos e seguimentos.

A P.A Virtual ou P.A Digital da TW Solutions é uma solução automatizada de atendimento cognitivo multicanal que pode ser integrada com plataformas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e Telegram, tornando o atendimento ainda mais integrado, centralizado e ágil.

Temos planos de E1 SIP ilimitados Fixo e Móvel.
SIP Trunk com Gateway ISDN ou R2
Integramos a nossa tecnologia em sua estrutura independente da sua tecnologia atual.

Conheça o nosso PABX Virtual

O que achou do nosso blog?

Deixe sua Avaliação
5/5

Conheça nosso PABX Virtual

Duvidas sobre seu projeto? Fale com o Diretor

18403200_10213382298059927_4459254293245502176_n

Leonardo Ferreira

Diretor

Caso tenha alguma dúvida sobre Telefonia Digital e a aplicação na sua empresa, fale comigo. Estou à inteira disposição.

2019-11-13T16:17:45-03:00quarta-feira, 27 março 2019|PABX Virtual|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empresa de telefonia homologada ANATEL STFC, somos especializados em soluções e inteligencia em sistemas como PABX Virtual, Callcenter, PA Digital, Video Conferencia, APIs de integrações, CRM, VOIP, telefonia IP Digital, numeros DID, números especiais 0800 e 4000, CallBack, gravações de ligações, tarifador de ligações e muito mais.

Deixar Um Comentário