Preciso comprar telefones VoIP para usar a telefonia digital?

Esta é uma pergunta que muitas vezes surge dentro de organizações que estão interessadas em migrar para a telefonia VoIP. Afinal, é preciso mudar todos os aparelhos e comprar telefones VoIP para usar a telefonia digital?

Sem dúvida, essa é uma grande mudança para qualquer empresa. É natural ter vários questionamentos e dúvidas, especialmente se você opera em um setor afastado da tecnologia.

1

A resposta curta para a pergunta é “não”. Isso significa que a maioria dos negócios não precisam comprar telefones VoIP para usufruir de todos os benefícios da telefonia digital.

A resposta longa para a pergunta é “talvez”. Isso significa que, dependendo da sua atuação e das suas necessidades, pode ser interessante comprar telefones VoIP para uma operação mais robusta e maior produtividade.

Usando VoIP com softphones

O VoIP é um sistema que utiliza a conexão da Internet para fazer e receber ligações. Isso significa que, basicamente, qualquer dispositivo capaz de se conectar à rede pode se transformar em um “telefone VoIP” por meio de um softphone. Não entendeu? Nós explicamos.

Um softphone é um aplicativo que pode ser instalado em computadores, notebooks, tablets e smartphones que simula um telefone comum. Sua conta VoIP pode ser facilmente configurada em um softphone, não exigindo que você compre equipamentos específicos (os telefones IP) para usar a tecnologia.

A TW Solutions criou seu próprio softphone para entregar aos clientes mais produtividade e segurança, mas há também uma infinidade de softphones gratuitos no mercado que você pode utilizar.

Softphones são suficientes em um sistema VoIP?

Muitas pessoas já utilizam softphones no dia a dia, mas talvez não saibam disso. O Skype é um softphone extremamente popular e a maioria das pessoas está familiarizada com o seu funcionamento e suas limitações, como a inconstância na qualidade da voz e os momentos em que a conexão com o telefone que se deseja chamar simplesmente não pode ser estabelecida.

Business woman talking on smart phone in Hong Kong. Asian busine

Os softphones, portanto, são excelentes, já que são gratuitos ou muito baratos, mas geralmente são indicados para empresas de menor porte, entre 5 ou 10 funcionários. À medida que a organização cresce e suas necessidades se tornam mais complexas, pode ser necessário pensar em comprar telefones VoIP.

As vantagens de comprar telefones VoIP

A maior diferença entre um softphone e um telefone IP é o hardware. Telefones IP possuem um hardware dedicado a uma única função que é a de transmitir chamadas de voz. Assim, mesmo o modelo mais básico fornecerá melhor qualidade de áudio do que um par de ouvidos plugados em seu computador durante o uso de um sofphone.

Além disso, os telefones IP também possuem telas que mostram informações adicionais e botões de funções dedicados que você pode programar para realizar tarefas específicas tais como colocar uma chamada em espera ou transferir para determinado ramal. Tudo isso com o simples toque de um botão. Apesar de ser possível fazer isso em um softphone, você precisa estar olhando para a tela e precisará de vários cliques até encontrar a função que deseja.

Assim, empresas de grande porte encontram grandes vantagens na aquisição de telefones VoIP. Elas podem, ao mesmo tempo, utilizar softphones para complementar seus telefones de mesa.

Considerações finais

É totalmente possível tirar proveito da telefonia digital sem precisar comprar telefones VoIP graças aos softphones, mas seu uso é indicado para operações menores e menos robustas. Equipes com um grande número de colaboradores encontram mais vantagem em telefones IP.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:36:34+00:00quinta-feira, 19 janeiro 2017|Equipamentos VoIP|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário