Projeto Issabel: uma alternativa Elastix de código aberto da comunidade para a comunidade

Projeto Issabel: uma alternativa Elastix de código aberto da comunidade para a comunidade


Como você provavelmente já deve saber, o Elastix foi comprado pela 3CX no final de 2016. Essa transação caiu como um balde de água fria em toda a comunidade que utilizou o software gratuito e de código aberto por tanto tempo. Hoje, surge uma novidade que promete revolucionar o mercado, mantendo vivo – e de graça – o espírito do Elastix. O projeto Issabel, uma alternativa Elastix de código aberto, foi criado pela comunidade para a comunidade. Essa é uma oportunidade de construir um novo e otimizado Elastix que deverá reintegrar os consumidores e oferecer a eles muito mais suporte e estabilidade.

Projeto Issabel: uma alternativa Elastix de código aberto da comunidade para a comunidade

Na comunidade open source de comunicações, o Elastix sempre foi a melhor solução. Agora, com o projeto Issabel, será possível que os milhares de dispositivos que funcionavam com o Elastix continuem funcionando com um novo software gratuito.

Ao longo de todos os anos em que o Elastix foi uma solução open source, uma comunidade forte, inteligente e de grande valor humano foi formada. A partir dessa fundação, um novo caminho será construído para continuar fornecendo o melhor serviço unificado de comunicações VoIP. No projeto, estão envolvidas muitas das pessoas que contribuíram para o sucesso do Elastix e elas estão trabalhando com base na ideia original do software, mas agora com muito mais entusiasmo, dedicação e novos pontos de vista.

Antes de continuar a leitura, saiba mais sobre nossas Integrações / Asterisk API / Projetos Personalizados.

Conheça mais detalhes sobre o projeto Issabel

O projeto Issabel é uma alternativa Elastix de estilo fork. Fork é um software originado de projetos já existentes. É uma abordagem adaptada, uma ramificação de um modelo. Embora alguns possam ver esse tipo de software como uma ameaça ao original, neste caso trata-se muito mais de uma solução do que de uma intimidação, principalmente porque agora o Elastix não é mais gratuito.

Leia também: Top 5 softphones gratuitos mais utilizados

No site oficial do projeto Issabel, ainda não há informações detalhadas, mas com base nos tópicos em seu fórum de discussão e comentários no Twitter, podemos imaginar que:

  • Será baseado na versão 4.0 do Elastix, a mesma usada pelo CentOS 7;
  • Será uma alternativa Elastix drop-in replacement, pois deverá ser possível a atualização semiautomática através de repositórios;
  • A abordagem do código deverá ser muito mais transparente pois agora haverá um Github aberto para controle e monitoramento dos repositórios;
  • Será criado pela comunidade, sem nenhuma empresa envolvida, ao contrário do Elastix cujo patrocinador Palosanto determinava todos os rumos e alterações a serem feitas.

O projeto Issabel será uma boa alternativa Elastix?

Mais do que uma alternativa Elastix, o projeto Issabel será uma forma de trazer novamente à vida um software que foi tão importante para a comunidade open source de comunicações. Muitos membros, que se tornaram parte ativa do Elastix, observando-o crescer e amadurecer, passando por tempos gloriosos e difíceis, hoje poderão reconstruir a partir das cinzas um novo e melhorado Elastix.

O movimento dos softwares livres deve se tornar cada vez mais poderoso pois traz consigo possibilidades de aprendizagem, crescimento, aprimoramento e compartilhamento. Há muito o que se esperar do projeto Issabel e novidades devem surgir em breve. Se você quer fazer parte dessa mudança, basta se cadastrar no site oficial.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:43:45+00:00quinta-feira, 30 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário