Conhecer os aspectos principais de uma tecnologia é imprescindível para tirar maior proveito da mesma. Os protocolos VoIP são utilizados em dois processos importantes em uma ligação IP: sinalização e controle de chamadas e processamento de voz. Hoje, falaremos sobre os principais protocolos VoIP. Continue acompanhando!
Antes de conhecer os 7 principais protocolos VoIP, é importante entender que a comunicação entre terminais IP ocorre por meio de 2 processos simultâneos:
- Sinalização e controle de chamadas (estabelecimento de chamadas, acompanhamento de chamadas e finalização de chamadas)
- Processamento de voz (controle do transporte da voz e transporte de mídia)
Os protocolos VoIP são utilizados nesses processos a fim de estabelecer a ligação IP.
Conheça os 7 principais protocolos VoIP
1. H.323
O protocolo H.323 é independente dos aspectos relacionados à rede e, portanto, pode ser utilizado com tecnologias como Ethernet, Fast Ehternet, Token Ring e FDDI.
Neste protocolo, somente o suporte à mídia de áudio é obrigatório, mas o mesmo também é capaz de lidar com vídeo e dados. É possível, portanto, trabalhar apenas com áudio (telefonia IP), com áudio e vídeo (videoconferências), com áudio e dados e com áudio, dados e vídeo.
2. SIP
Este protocolo teve origem em meados de 1990 e surgiu para tornar possível a adição ou a remoção de participantes em uma sessão multicast de forma dinâmica, algo que não era possível no H.323.
As maiores características do protocolo SIP são a simplicidade e a independência do protocolo de transporte.
3. MGCP
O Media Gateway Control Protocol é utilizado para integrar a arquitetura SS#7 em redes VoIP. Seu sistema é composto por pelo menos um Media Gateway, pelo menos um Signaling Gateway e somente um Call Agent.
Aos poucos, o MGCP foi evoluindo e fez com que surgisse o H.248.
4. H.248
Conhecido também como Megaco, o H.248 é um padrão desenvolvido a fim de permitir que um MGC (Media Gateway Controller) desempenhe o seu papel em um MG (Media Gateway).
Esse protocolo compete diretamente com o MGCP e, ao mesmo tempo, é complementar ao H.323 e também ao SIP.
5. IAX
Desenvolvido pelo Digium, o IAX é um protocolo VoIP criado para estabelecer a comunicação entre servidores Asterisk. Trata-se de um protocolo de transporte, assim como o SIP, com a diferença de utilizar apenas uma porta para sinalizar ou fazer streams.
O IAX é utilizado não somente em servidores Asterisk, mas também em diversos telefones IP.
6. RTP
RTP (Real Time Protocol) é um protocolo utilizado, como o próprio nome indica, em aplicações que funcionam em tempo real como é o caso do VoIP. O controle do sistema é feito pelo RTCP (Real Time Control Protocol).
O RTP define como a fragmentação dos dados de áudio deve ser feita e adiciona a cada um desses fragmentos as informações de sequência e seu devido tempo para entrega.
7. RTCP
Este protocolo é baseado em envios periódicos de pacotes de controle para todos os participantes de uma chamada (conexão). Ele utiliza o mesmo mecanismo para distribuição de pacotes de voz (mídia).
Através do RTCP, a transmissão é realizada em tempo real com um mínimo controle através do suporte a pacotes UDP.
Deixar Um Comentário