Protocolos VoIP: quais são os principais e como funcionam?

Protocolos VoIP: quais são os principais e como funcionam?


Conhecer os aspectos principais de uma tecnologia é imprescindível para tirar maior proveito da mesma. Os protocolos VoIP são utilizados em dois processos importantes em uma ligação IP: sinalização e controle de chamadas e processamento de voz. Hoje, falaremos sobre os principais protocolos VoIP. Continue acompanhando!

 width=

Antes de conhecer os 7 principais protocolos VoIP, é importante entender que a comunicação entre terminais IP ocorre por meio de 2 processos simultâneos:

  • Sinalização e controle de chamadas (estabelecimento de chamadas, acompanhamento de chamadas e finalização de chamadas)
  • Processamento de voz (controle do transporte da voz e transporte de mídia)

Os protocolos VoIP são utilizados nesses processos a fim de estabelecer a ligação IP.

Conheça os 7 principais protocolos VoIP

1. H.323

O protocolo H.323 é independente dos aspectos relacionados à rede e, portanto, pode ser utilizado com tecnologias como Ethernet, Fast Ehternet, Token Ring e FDDI.

Neste protocolo, somente o suporte à mídia de áudio é obrigatório, mas o mesmo também é capaz de lidar com vídeo e dados. É possível, portanto, trabalhar apenas com áudio (telefonia IP), com áudio e vídeo (videoconferências), com áudio e dados e com áudio, dados e vídeo.

2. SIP

Este protocolo teve origem em meados de 1990 e surgiu para tornar possível a adição ou a remoção de participantes em uma sessão multicast de forma dinâmica, algo que não era possível no H.323.

As maiores características do protocolo SIP são a simplicidade e a independência do protocolo de transporte.

3. MGCP

O Media Gateway Control Protocol é utilizado para integrar a arquitetura SS#7 em redes VoIP. Seu sistema é composto por pelo menos um Media Gateway, pelo menos um Signaling Gateway e somente um Call Agent.

Aos poucos, o MGCP foi evoluindo e fez com que surgisse o H.248.

 width=

4. H.248

Conhecido também como Megaco, o H.248 é um padrão desenvolvido a fim de permitir que um MGC (Media Gateway Controller) desempenhe o seu papel em um MG (Media Gateway).

Esse protocolo compete diretamente com o MGCP e, ao mesmo tempo, é complementar ao H.323 e também ao SIP.

5. IAX

Desenvolvido pelo Digium, o IAX é um protocolo VoIP criado para estabelecer a comunicação entre servidores Asterisk. Trata-se de um protocolo de transporte, assim como o SIP, com a diferença de utilizar apenas uma porta para sinalizar ou fazer streams.

O IAX é utilizado não somente em servidores Asterisk, mas também em diversos telefones IP.

6. RTP

RTP (Real Time Protocol) é um protocolo utilizado, como o próprio nome indica, em aplicações que funcionam em tempo real como é o caso do VoIP. O controle do sistema é feito pelo RTCP (Real Time Control Protocol).

O RTP define como a fragmentação dos dados de áudio deve ser feita e adiciona a cada um desses fragmentos as informações de sequência e seu devido tempo para entrega.

7. RTCP

Este protocolo é baseado em envios periódicos de pacotes de controle para todos os participantes de uma chamada (conexão). Ele utiliza o mesmo mecanismo para distribuição de pacotes de voz (mídia).

Através do RTCP, a transmissão é realizada em tempo real com um mínimo controle através do suporte a pacotes UDP.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:48:35+00:00segunda-feira, 5 junho 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário