Qualidade das ligações VoIP: um surpreendente mito é revelado

Qualidade das ligações VoIP: um surpreendente mito é revelado


As vantagens da telefonia VoIP já são conhecidas e aqui mesmo no blog são frequentemente temas de nossos posts. No entanto, uma reclamação que às vezes se vê por parte de algumas empresas e usuários é que as ligações VoIP não possuem a mesma qualidade das ligações telefônicas tradicionais (analógicas ou digital). Vamos mostrar nesse post o porquê desse mito e quais escolhas são importantes para evitar problemas de qualidade das ligações VoIP.

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Um sistema VoIP é mais barato do que sistemas de telefonia convencional. Certo? Sim. Você com certeza já cansou de ver artigos e posts sobre essa grande vantagem da telefonia Voice Over IP.

VoIP apresenta recursos adicionais e proporciona uma mobilidade que não existiam na telefonia tradicional. Correto? Sim. Além da economia, mobilidade e recursos adicionais são outros benefícios obtidos por quem adota a telefonia em nuvem.

Agora, a qualidade das ligações é tão boa quanto dos sistemas convencionais de telefonia (analógicos e digitais)? A resposta é: sim – desde que cuidados básicos na hora de escolher seu plano de telefonia VoIP e de internet sejam tomados. Vamos desvendar o mito sobre a má qualidade das ligações VoIP e mostrar o motivo pelo qual essa reclamação ainda está presente nos dias de hoje.

Fatores que afetam a qualidade das ligações VoIP

As ligações por meio de tecnologia VoIP possuem uma série de fatores que impactam a sua qualidade, principalmente associados a rede de internet. Por exemplo, a banda disponível de quem faz a chamada, tanto do ponto de vista de download e upload de informação, deve ter uma capacidade mínima para garantir a qualidade da ligação.

Outro fator que pode influenciar a qualidade das ligações VoIP é o codec utilizado na ligação. Tal como para comprimir e codificar e decodificar arquivos de computador nós usamos aplicativos como Winzip, Winrar e outros, para codificar/decodificar e comprimir as dados de voz são utilizados os chamados codecs. Dependendo do nível de qualidade da ligação, diferentes codecs podem ser utilizados em uma ligação VoIP. O problema é que quanto maior a qualidade da ligação, mais banda o Codec necessita para realizar todo o trabalho de compressão/codificação e descompressão/decodificação.

Concluímos, então, que a banda disponível e o Codec utilizado são fatores fundamentais para a qualidade das ligações VoIP.

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Além disso, para evitar perda ou atrasos muito grandes entre o recebimento de um pacote e outro que trafega pela internet, alguns dispositivos utilizam buffers. Esses buffers nada mais são do que um conjunto de pacotes que são recebidos e só depois de se garantir que um determinado número chegou na sequência correta é que esses pacotes são remetidos para o usuário na forma de voz. O problema dessa estratégia é que buffers muito grandes podem acabar gerando um pequeno delay (atraso) na conversa entre um usuário e outro.

Por fim, os equipamentos utilizados na ligação como headphone e microfone de má qualidade, telefones IP ou softphones mal configurados, dentre outros, também contribuem para que pequenas falhas eventualmente aconteçam.

O mito da ligação VoIP de má qualidade

Levantados esses fatores de qualidade, podemos agora analisar o porquê de reclamações sobre a qualidade das ligações VoIP ainda acontecerem. Vamos lá!

Ora, como em toda escolha feita pelos consumidores, desde uma fruta no sacolão até um novo smartphone, para que se tenha qualidade é necessário tomar alguns cuidados relativos à procedência do produto/serviço e, não menos importante, com os equipamentos e infraestrutura auxiliar desse produto ou serviço.

Por exemplo, não adianta comprar um smartphone de última geração se o plano que você contrata junto a operadora não possui recursos condizentes ou se você configura o smartphone de forma errada.

No caso da telefonia VoIP temos o mesmo cálculo. Não adianta adotar um telefone IP ou softphone sofisticado se a banda disponível para os usuários da telefonia VoIP não for condizente com a qualidade desejada e a confiabilidade da conexão não for garantida.

O mesmo acontece em relação aos equipamentos utilizados. Se você configura mal e utiliza de forma inadequada o seu telefone IP ou seu softphone, provavelmente a qualidade de suas ligações não será tão boa. Soma-se a isso os muito comumente descuidos com equipamentos básicos como headphone, microfone e cabos de qualidade.

Considerações finais

Assim, vemos que o mito da má qualidade das ligações VoIP está associado muito mais a inadequações e qualidade dos planos de internet e utilização de equipamentos adequados do que à tecnologia VoIP em si.

Como todo serviço ou produto no qual se deseja qualidade, o usuário deve se atentar para a procedência de seus telefones IP ou softphones. Os headsets utilizados devem ser de boa qualidade e o cabeamento da empresa deve estar em bom estado. Mais importante do que tudo isso: o plano de internet e a banda disponível para as ligações VoIP devem ser o suficiente para garantir a qualidade das ligações. Planos como os da TW Solutions são a melhor solução para sua empresa. Contrate hoje mesmo!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:43:00+00:00sábado, 18 março 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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