Ramal IP: o que é e quais suas vantagens em uma empresa?

Ramal IP: o que é e quais suas vantagens em uma empresa?


Quando as empresas estão procurando soluções para a telefonia interna, se deparam com a possibilidade de adotar o Ramal IP (também conhecido como virtual). Muitos ficam com certa insegurança com a mudança, mas neste artigo vamos explicar o que é essa tecnologia e as vantagens que ela oferece em diversos setores da companhia.

O que é ramal IP?

O ramal IP é quase a mesma coisa que os ramais telefônicos convencionais, mas que utiliza a comunicação via estruturas de internet e nuvem.

Isso possibilita que todo o setor de comunicação seja integrado ao mesmo tempo, resultando em um serviço de maior qualidade e de menor custo para a empresa.

Vantagens do ramal IP

Como o sistema é usado na nuvem e via internet, ele rompe com o espaço físico e permite que o ramal IP seja usado de diferentes dispositivos e localidades, inclusive fora do país. Ou seja, basta realizar o login, dentro ou fora da empresa, do celular, tablet, computador ou notebook, usando a internet da companhia, de casa ou de um café, que o ramal IP é conectado e pode ser usado.

Com ele, você pode realizar e receber chamadas dos ramais internos ou de outros números de telefone, recursos que têm atraído cada vez mais empresas para esse tipo de tecnologia.

Outro atrativo é a possibilidade de utilizar vários números numa mesma conta. Uma vez que o espaço de armazenamento é na nuvem, a empresa não fica refém da quantidade limitada de telefones que as operadoras tradicionais oferecem em seus pacotes.

Isso garante que todos os funcionários se comuniquem de uma forma simples, eficiente e com muito mais qualidade, seja dentro do próprio setor ou em setores diferentes – é possível até realizar ligações para ramais que não estão no mesmo espaço físico, como outros escritórios da companhia, por exemplo.

Por falar em qualidade, as ligações através do VoIP (voz sobre IP), ferramenta que o ramal IP usa para realizar as chamadas, garante mais estabilidade em relação às ligações tradicionais.

Mais do que isso, os benefícios também estão na prevenção de problemas. Como não é necessária uma estrutura física na empresa, elimina-se a necessidade da chamada de um técnico quando ocorre alguma falha no sistema.

Primeiro porque a manutenção é rápida e pode ser feita de forma remota. Segundo porque o armazenamento na nuvem permite diversos números. Sendo assim, quando um apresentar problema, seu colaborador pode trocar para outro que está funcionando, evitando que haja ociosidade ou que as operações fiquem paradas.

Há ainda a grande redução de gastos. Uma vez que a comunicação interna é feita pela internet, ela acontece a custo zero. Portanto, um colaborador em home office, por exemplo, pode telefonar quantas vezes quiser para a empresa que não haverá cobrança de tarifa.

Quando essa ligação acontecer para números externos, mesmo que seja DDD ou DDI, as tarifas que são cobradas pelo uso do pacote de dados para o tráfego de voz ainda são muito menores do que aquelas que são cobradas pelas operadoras convencionais.

Considerações finais

Como você pode notar, o ramal IP é bem semelhante ao que já estamos acostumados, com qualidade superior, mais recursos e custos menores. Por isso, não há motivos que pesem contra a ideia de substituir a telefonia convencional pela virtual.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Ramal IP São PauloRamal IP RecifeRamal IP Rio Grande do Sul
Ramal IP Rio de JaneiroRamal IP SalvadorRamal IP Mato Grosso
Ramal IP Belo HorizonteRamal IP Porto AlegreRamal IP Minas Gerais
Ramal IP CuritibaRamal IP GoiasRamal IP Espirito Santo

 

2018-12-04T11:19:45+00:00sábado, 1 dezembro 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

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