Rotas GSM, TDM e CLI: quais as diferenças entre elas?

GSM, TDM e CLI. Para quem não está familiarizado com as siglas, elas podem parecer coisa de outro mundo. Na verdade, são nomenclaturas muito comuns utilizadas no ramo das telecomunicações. GSM, TDM e CLI são rotas de saída que influenciam diretamente no preço do serviço de telefonia. Quer saber mais e entender as diferenças entre cada uma elas? Acompanhe as explicações abaixo.

Close up of a man using mobile smart phone

O que são rotas de telefonia ou rotas de saída?

Rotas de telefonia ou rotas de saída representam uma série de troncos ou canais que servem para interligar uma central telefônica (provedor de telefonia) a seus diversos ramais (usuários), permitindo a realização das ligações.

Atualmente, três rotas são amplamente utilizadas: GSM, TDM e CLI.

Quando uma rota de saída é escolhida, diversos aspectos são levados em consideração. As rotas GSM, por exemplo, são as mais econômicas, enquanto as rotas TDM caracterizam-se por permitir ótima qualidade em ligações digitais a preços baixos e as rotas CLI são as de melhor qualidade do mercado e também as mais caras.

A seguir, vamos entender melhor cada uma das rotas GSM, TDM e CLI.

Rotas GSM

As rotas GSM são as mais utilizadas no mundo todo, especialmente em aparelhos móveis. Global System for Mobile ou Sistema Global para Comunicações Móveis é o nome da rota mais barata que existe no momento, marcando presença em mais de 200 países e contando com mais de 1 bilhão de usuários.

Serviços básicos como SMS, por exemplo, funcionam muito bem nas rotas GSM. Inclusive, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para a tecnologia GSM.

Em uma rota GSM, o sinal e o canal de voz são digitais. As chamadas partem de um chip (cartão SIM) e geralmente há tarifas especiais entre números da mesma operadora.

Tipo de binagem: aleatória – o número exibido para as pessoas que recebem suas ligações poderá variar.

2

Rotas TDM

Time Division Multiplex (Multiplexação por Divisão do Tempo) ou simplesmente TDM é uma rota de qualidade superior à GSM. A rota recebe esse nome pois trabalha na base de tempo, ou seja, para cada taxa de transmissão em bits são alocados intervalos de tempo (slots) para os canais de comunicação envolvidos.

Esse tipo de rota permite que diversos canais se comuniquem através de um único meio de transmissão. É muito utilizada por empresas através de serviços de telefonia fixa digital de alta qualidade.

Tipo de binagem: fixa pré-determinada – o número exibido para as pessoas que recebem suas ligações será sempre o mesmo.

Rotas CLI

As rotas CLI são as mais completas do mercado e também as que oferecem maior qualidade. Por esse motivo, tem o preço mais elevado. Elas são totalmente digitais e geralmente disponibilizadas em planos Premium.

Uma rota CLI pode estar interligada tanto a operadoras nacionais quanto internacionais.

Tipo de binagem: ativa e aberta – o usuário tem total controle sobre o número que será exibido para as pessoas que recebem suas ligações.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:46:11+00:00terça-feira, 16 maio 2017|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário