Telefone IP ou ATA: descubra qual é o equipamento correto para você

Telefone IP ou ATA: descubra qual é o equipamento correto para você


Se você está pensando em migrar para a telefonia digital, saiba que fez uma grande escolha. No entanto, é possível que você esteja em dúvida sobre qual equipamento utilizar: um telefone IP ou um ATA.

Para que você possa escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades e expectativas, é necessário primeiro conhecer a definição de cada um desses equipamentos.

1

Telefone IP

O telefone IP é um aparelho específico de telefonia que se conecta diretamente a comutadores em uma rede, transformando a voz em um protocolo IP e decodificando-a para o usuário final. Telefones IP também podem transmitir dados e imagens.

Ele é parecido com um telefone convencional, mas ao invés do conector telefônico padrão RJ-11, utiliza o conector RJ-45, o mesmo utilizado em placas de redes de computadores.

ATA

O ATA (Adaptador para Telefone Analógico), por sua vez, é o que seu próprio nome diz: um adaptador ou conversor analógico-digital que permite a conexão de um telefone comum a uma rede VoIP.

Esse equipamento simplesmente converte o sinal analógico do seu aparelho convencional em um sinal digital que possa ser transmitido pela internet.

ATAs podem ter duas portas FXO ou FXS para conectar telefones convencionais ou até 2 portas Ethernet para conexão de rede.

Resumidamente, então, um telefone IP se conecta diretamente a uma rede sem a necessidade de intermediários enquanto um ATA adapta telefones comuns para trabalharem na rede VoIP.

Wooden Blocks with the text: VOIP

Qual equipamento devo utilizar?

Conferir algumas vantagens e desvantagens de cada equipamento pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Vantagens do telefone IP

  • Possui melhor qualidade de áudio do que um ATA
  • É mais sofisticado

Desvantagens do telefone IP

  • É mais caro que um ATA

Vantagens do ATA

  • É mais barato que um telefone IP

Desvantagens do ATA

  • Deve ser configurado em cada ramal para funcionar corretamente
  • Possui qualidade de áudio inferior devido à conversão

Você deve, ainda, avaliar se pretende usar a telefonia digital paralelamente com a telefonia convencional, ou seja, apenas como uma alternativa, ou se pretende migrar definitivamente para o VoIP.

Um telefone IP é recomendado para médias e grandes empresas ou em casos onde a telefonia digital irá substituir completamente a telefonia convencional. Nesses casos, busca-se mais qualidade e um telefone IP pode atender melhor às expectativas.

Por outro lado, um ATA é recomendado para micro e pequenas empresas que não querem substituir totalmente a telefonia convencional, para a telefonia familiar ou em casos onde não há a necessidade de usufruir de todos os recursos que um telefone IP proporciona.

Como você consegue perceber, o único fator essencial para a utilização da telefonia VoIP é uma boa conexão de rede. Os demais equipamentos dependerão dos objetivos da comunicação.

Além disso, você não deve se esquecer que os Softphones, aplicativos que rodam em computadores, notebooks, smartphones ou tablets e que simulam um telefone real, também podem ser utilizados. Na verdade, é o modo mais popular de comunicação VoIP atualmente, já que não gera custos com equipamentos e é uma opção bastante flexível.

Agora que você já sabe qual equipamento utilizar, venha hoje mesmo para a telefonia digital!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:29:31+00:00sexta-feira, 7 outubro 2016|Equipamentos VoIP|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário