Telefones IP (Telefones VoIP) ou Softphones: qual a melhor opção?

Uma das primeiras preocupações que uma empresa considera ao migrar de uma tecnologia para outra é a eventual necessidade de trocar equipamentos convencionais por modelos que utilizam a tecnologia mais atual, como é o caso dos telefones IP. A migração de redes de telefonia convencional para redes VoIP, certamente, é um dos casos em que essa preocupação vem à tona.

2

Os aparelhos de telefonia convencionais não são capazes de operar com o protocolo IP, ou seja, estabelecer chamadas por meio da rede de Internet não é possível com esses aparelhos. Para que a empresa possa migrar para uma rede de telefonia VoIP, é necessário a troca desses aparelhos pelos chamados telefones IP ou telefones VoIP.

Isso implica em um custo considerável, haja visto que os telefones IP são mais caros do que os aparelhos convencionais. É aí que entra a opção que tem se tornado a mais usual do mercado: a utilização dos softphones. Dessa forma, não necessariamente a empresa precisa arcar com os custos de trocar todos os telefones convencionais por novos aparelhos que operem sob redes VoIP.

Há ainda uma solução intermediária.

No mercado, é possível encontrar adaptadores que permitem aos telefones tradicionais se conectarem a uma rede VoIP. Esses adaptadores, conhecidos como ATA, fazem a conversão de sinais analógicos do telefone convencional para sinais digitais, utilizados nas redes VoIP. No entanto, ainda que não seja tão caro quanto trocar os telefones antigos por versões digitais, a compra de adaptadores também implica em um custo adicional e tem a desvantagem de não atualizar os equipamentos em si, sendo apenas uma solução intermediária e para casos específicos.

Softphones para telefonia VoIP

Softphones são programas de computador, aplicativos que simulam todos os recursos de um telefone normal e possuem ainda recursos adicionais. Existem opções de softphones gratuitos no mercado e a empresa que decidir por essa opção não precisa arcar com os custos de comprar os telefones IP.

1

Basicamente o softphone transforma um terminal de computador em telefone com capacidade multimídia. Além de voz, é possível também transmitir arquivos de texto e vídeo, uma das grandes vantagens de se utilizar a comunicação de dados por meio de redes IP.

Como escolher entre Softphones ou Telefones IP?

A grande vantagem de se utilizar os telefones IP é a sua robustez. Por se tratar de um hardware específico, dedicado à função de fazer chamadas e estabelecer links de transmissão de dados, em geral a qualidade das ligações será melhor do que aquelas feitas a partir de um terminal de computador tradicional. Os softphones, apesar de serem flexíveis e mais baratos, possuem sua qualidade limitada pelo hardware e periféricos que o usuário está utilizando, o que muitas vezes pode prejudicar as ligações e conferências.

Outro ponto importante dos telefones IP é que todas as funções relativas à chamada estão disponibilizadas diretamente no aparelho por meio de botões dedicados. Nos softphones, para acessar uma determinada função é necessário que o usuário acesse diferentes opções na tela do software, o que pode gerar uma utilização não tão intuitiva como o telefone IP.

Considerações finais

Devido ao seu custo baixo e facilidade de instalação, os softphones são ótimas opções para pequenas empresas ou profissionais e equipes reduzidas que não podem arcar com os custos de comprar novos equipamentos. No entanto, os softphones nem sempre apresentam a qualidade de chamada desejada e, por isso, empresas que tenham uma capacidade financeira maior, sejam pequenas ou grandes, devem considerar a compra de telefones IP como uma ótima opção que trará robustez e garantia de qualidade para as suas chamadas e teleconferências.

Seja qual for o perfil de sua empresa, a TW Solutions tem tudo que você precisa para migrar para uma rede VoIP. Entre em contato conosco e prepare-se para reduzir custos de telefonia em até 80%!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:42:09+00:00sábado, 18 março 2017|Equipamentos VoIP|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário