Telefonia na nuvem: principais tendências e benefícios – TW-SOLUTIONS Telecomunicações :: OPERADORA IP :: PABX VIRTUAL VOIP

Telefonia na nuvem: principais tendências e benefícios


Telefonia na nuvem: principais tendências e benefícios

Você pode não saber o que é, mas a telefonia na nuvem já faz parte do seu dia a dia. Hoje em dia, muitos aplicativos em smartphones e computadores já utilizam esse recurso quando conectados na internet.

A tecnologia é uma tendência que só tem a crescer, já que oferece muitas vantagens para usuários e em pouco tempo tem tudo para ser uma solução econômica para empresas em geral.

Para exemplificar, a ligação de voz através do WhatsApp ou Facebook é um tipo de telefonia na nuvem. Ao invés da estrutura física tradicional, como gateways e servidores, são usados servidores na nuvem.

Em resumo, fisicamente ela não existe, mas virtualmente há uma estação que conecta o ponto de origem e de destino para que haja tráfego de voz – pode ser também de vídeo, fotos ou arquivos.

Para a população em geral, os aplicativos gratuitos satisfazem as necessidades de telefonia na nuvem. Afinal, para essas pessoas, o principal atrativo é a economia financeira. Ela permite que você diminua o seu plano de telefonia celular porque as ligações agora serão feitas utilizando o wi-fi de casa ou do trabalho.

A tecnologia dos apps também pode ser usada no mundo corporativo, mas não é indicada. Ainda que pagar por um serviço que já existe de graça possa soar como desvantajoso, as soluções empresariais para telefonia na nuvem são importantes e te defendem dos seguintes problemas:

  • Perda de informações: nos aplicativos gratuitos, não há nenhuma garantia de que, ao cancelar o serviço, ou seja, desinstalar o aplicativo, os seus dados e os de seus clientes serão mantidos em segurança. Outro ponto é a falta de exclusividade do servidor. Como ele é de graça, é compartilhado com pessoas que você não conhece, o que aumenta o risco de cair em mãos alheias;
  • SAC: os aplicativos gratuitos são usados por milhares de pessoas, com equipamentos e necessidades diversas. Por isso, é muito complicado atender atenciosamente cada um dos problemas que aparece. A prioridade sempre será aquela exigência que está afetando uma grande massa, que pode ou não incluir o que a sua empresa precisa;
  • Falta de personalização: além dos problemas, talvez a sua empresa precise de recursos específicos ou algumas funcionalidades personalizadas para atender as suas necessidades. Isso é impossível de ser feito em aplicativos grátis porque não é de interesse da desenvolvedora atender grupos reservados de pessoas.

 width=

Vantagens oferecidas pela telefonia na nuvem

A telefonia na nuvem oferece vantagens que farão um impacto positivo em muitas áreas da sua empresa. São elas:

1. Financeira

Como o investimento é feito em uma plataforma virtual, ela é mais barata e dispensa que estruturas convencionais, como placas de telefonia e ramais, sejam comprados. Você só precisará ter acesso a internet para usufruir de tudo o que o serviço oferece.

2. Logística

Como não precisa de uma estrutura física para funcionar, problemas como falta de energia na empresa não serão um empecilho que prejudicará a comunicação dos funcionários com seus clientes. Usando um smartphone ou outro dispositivo conectado à Internet, eles poderão continuar realizando ligações normalmente.

3. Ambiente

Por estar alocada em um servidor, a telefonia na nuvem é uma ótima solução para economizar espaço. De cara, ao projetar o escritório, já não será preciso se preocupar com todo o cabeamento que atravessa as salas.


ÁREA DE ATUAÇÃO:

Telefonia na Nuvem São PauloTelefonia na Nuvem RecifeTelefonia na Nuvem Rio Grande do Sul
Telefonia na Nuvem Rio de JaneiroTelefonia na Nuvem SalvadorTelefonia na Nuvem Mato Grosso
Telefonia na Nuvem Belo HorizonteTelefonia na Nuvem Porto AlegreTelefonia na Nuvem Minas Gerais
Telefonia na Nuvem CuritibaTelefonia na Nuvem GoiasTelefonia na Nuvem Espirito Santo

 

2018-12-04T12:20:43+00:00segunda-feira, 19 novembro 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário