Telefonia na nuvem: tendências, benefícios e motivos para migrar

Telefonia na nuvem: tendências, benefícios e motivos para migrar


Você pode não saber o que é, mas a telefonia na nuvem já faz parte do seu dia a dia. Hoje em dia, muitos aplicativos em smartphones e computadores já utilizam esse recurso quando conectados à internet.

A tecnologia é uma tendência que só tem a crescer, já que oferece muitas vantagens para usuários e em pouco tempo tem tudo para ser uma solução econômica para empresas em geral.

Para exemplificar, a ligação de voz através do WhatsApp ou Facebook é um tipo de telefonia na nuvem. Ao invés da estrutura física tradicional, como gateways e servidores, são usados servidores na nuvem.

Em resumo, fisicamente ela não existe, mas virtualmente há uma estação que conecta o ponto de origem e de destino para que haja tráfego de voz – pode ser também de vídeo, fotos ou arquivos.

Telefonia na nuvem é uma ideia bem simples

Hoje você paga a uma operadora de telefonia para ter telefone e fica amarrado a uma prestadora careira e que não atende suas necessidades. Mas ao migrar para telefonia na nuvem, você tem serviços personalizados, atendimento pessoal e soluções customizadas para substituir contas e equipamento desnecessário, que ocupa espaço e só gera mais gastos.

Você pode optar em substituir tudo isso por apenas uma empresa, como a TW Solutions, que entregue internet para que todas as suas ligações, internas e externas, locais ou de longa distância, inclusive internacionais, sejam transmitidas na forma de dados de computador, chegando a velocidades bem maiores que de telefone comum, com valores muito menores e maior eficiência.

Leia também:

Ao migrar para telefonia na nuvem, você ganha em produtividade e economia, porque a infraestrutura é de uma outra empresa e seus dados ficam armazenados em uma central de potentes computadores, disponíveis na internet, protegidas pela segurança de senhas pessoais e acesso restrito.

Você pode fazer ligações telefônicas mais baratas, economiza com videoconferências e não precisa se locomover para reuniões, pode usar PC, notebook, tablet ou celular para resolver assuntos do outro lado do mundo e nem precisa sair da sua sala. Tudo rápido, fácil, com economia e segurança.

Por que os apps gratuitos como WhatsApp e Messenger não são bons para empresas

Para a população em geral, os aplicativos gratuitos satisfazem as necessidades de telefonia na nuvem. Afinal, para essas pessoas, o principal atrativo é a economia financeira. Ela permite que você diminua o seu plano de telefonia celular porque as ligações agora serão feitas utilizando o wi-fi de casa.

A tecnologia dos apps também pode ser usada no mundo corporativo, mas não é indicada. Ainda que pagar por um serviço que já existe de graça possa soar como desvantajoso, as soluções empresariais para telefonia na nuvem são importantes e te defendem dos seguintes problemas:

  • Perda de informações: nos aplicativos gratuitos, não há nenhuma garantia de que, ao cancelar o serviço, ou seja, desinstalar o aplicativo, os seus dados e os de seus clientes serão mantidos em segurança. Outro ponto é a falta de exclusividade do servidor. Como ele é de graça, é compartilhado com pessoas que você não conhece, o que aumenta o risco de cair em mãos alheias;
  • SAC: os aplicativos gratuitos são usados por milhares de pessoas, com equipamentos e necessidades diversas. Por isso, é muito complicado atender atenciosamente cada um dos problemas que aparece. A prioridade sempre será aquela exigência que está afetando uma grande massa, que pode ou não incluir o que a sua empresa precisa;
  • Falta de personalização: além dos problemas, talvez a sua empresa precise de recursos específicos ou algumas funcionalidades personalizadas para atender as suas necessidades. Isso é impossível de ser feito em aplicativos grátis porque não é de interesse da desenvolvedora atender grupos reservados de pessoas.

Por esses e por outros motivos, investir em Telecom – principalmente em tecnologias na nuvem – é tão importante para as empresas.

Vantagens oferecidas pela telefonia na nuvem

A telefonia na nuvem oferece vantagens que farão um impacto positivo em muitas áreas da sua empresa. Destacamos algumas delas a seguir.

1. Financeira

Como o investimento é feito em uma plataforma virtual, ela é mais barata e dispensa que estruturas convencionais, como placas de telefonia e ramais, sejam comprados. Você só precisará ter acesso a internet para usufruir de tudo o que o serviço oferece.

 width=

2. Logística

Como não precisa de uma estrutura física para funcionar, problemas como falta de energia na empresa não serão um empecilho que prejudicará a comunicação dos funcionários com seus clientes. Usando um smartphone ou outro dispositivo conectado à Internet, eles poderão continuar realizando ligações normalmente.

3. Ambiente

Por estar alocada em um servidor, a telefonia na nuvem é uma ótima solução para economizar espaço. De cara, ao projetar o escritório, já não será preciso se preocupar com todo o cabeamento que atravessa as salas.

Há mais vantagens em migrar para telefonia na nuvem

Recentemente, conhecemos o caso de uma empresa que ficou 2 meses sem telefone e sem internet. A desculpa da operadora era que, repetidamente, roubaram as linhas telefônicas da região. A conta chegou, mas os serviços de telefone e internet desapareceram.

Este problema também pode ser solucionado com o uso de um PABX na nuvem, já que os cabos usados para que o VoIP funcione são os cabos já existentes da sua estrutura de internet. O sinal será mais forte e rápido, mais constante e com ligações sem ruído ou caindo o tempo todo.

Comunicação interna ou externa

Ao migrar para telefonia na nuvem, você garante que cada mesa de sua empresa seja atendida por um ramal de telefone, que pode ser móvel e pode ser conectado diretamente a um computador de mesa ou notebook, ou pode ter a mobilidade de um tablet ou celular. Tudo isso sem ter que comprar servidores, linhas, fios e cabos, aparelhos específicos, caros e que em pouco tempo precisam ser trocados.

Com a telefonia na nuvem da TW Solutions, você pode ligar toda a empresa com ramais e fazer ligações par ao mundo inteiro via internet, sem tarifas extras, sem custos de DDD, sem sustos na sua conta de telefone, que é fixa, e ainda aproveitar todas as vantagens da tecnologia para telefone, vídeo, armazenamento de dados e reuniões através de conferências.

Considerações finais

Ainda tem dúvidas sobre migrar para telefonia na nuvem? Faça a comparação: serviços ruins, contas caras, uma infinidade de equipamentos ocupando espaço, necessidade constante de manutenção, despesas absurdas com profissionais especializados, falhas, chiados, ruídos e, mais recentemente, roubos dos fios de telefone que levam internet e telefonia à sua empresa.

Os antigos PABX comuns, obsoletos e ultrapassados, apresentam todos estes e muito mais problemas.

Já pensou em trocar toda essa dor de cabeça e despesas sem fim por uma tecnologia de cloud computing e migrar para telefonia na nuvem?

Tudo o que apresentamos nesse artigo é só o começo do que você pode fazer ao migrar para telefonia na nuvem.

Entre em contato agora mesmo com a TW Solutions e veja tudo que podemos fazer para aumentar a produtividade e melhorar a competitividade da sua empresa.

 

Conheça nossa área de atuação

Soluções da TW-Solutions

Nossa Plataforma foi desenvolvida 100% com APIs em todas as funções do PABX Virtual.
Se você precisa integrar seu CRM ou ERP com sua telefonia, entre em contato conosco.

Nosso PABX Virtual é baseado em Asterisk e desenvolvido 100% por nossa equipe de desenvolvimento. Com mais de 5 anos de vida a nossa plataforma esta homologada em mais de 1500 clientes em diversos tamanhos e seguimentos.

A P.A Virtual ou P.A Digital da TW Solutions é uma solução automatizada de atendimento cognitivo multicanal que pode ser integrada com plataformas como WhatsApp, Skype, Facebook Messenger e Telegram, tornando o atendimento ainda mais integrado, centralizado e ágil.

Temos planos de E1 SIP ilimitados Fixo e Móvel.
SIP Trunk com Gateway ISDN ou R2
Integramos a nossa tecnologia em sua estrutura independente da sua tecnologia atual.

Conheça o nosso PABX Virtual

O que achou do nosso blog?

Deixe sua Avaliação
5/5

Conheça nosso PABX Virtual

Duvidas sobre seu projeto? Fale com o Diretor

18403200_10213382298059927_4459254293245502176_n

Leonardo Ferreira

Diretor

Caso tenha alguma dúvida sobre Telefonia Digital e a aplicação na sua empresa, fale comigo. Estou à inteira disposição.

2019-03-14T14:40:01-03:00quinta-feira, 28 fevereiro 2019|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empresa de telefonia homologada ANATEL STFC, somos especializados em soluções e inteligencia em sistemas como PABX Virtual, Callcenter, PA Digital, Video Conferencia, APIs de integrações, CRM, VOIP, telefonia IP Digital, numeros DID, números especiais 0800 e 4000, CallBack, gravações de ligações, tarifador de ligações e muito mais.

Deixar Um Comentário