Telefonia SIP: entenda como funciona - Operadora VoIP TW Solutions

Telefonia SIP: entenda como funciona


A telefonia SIP faz parte de um dos muitos protocolos que permitem o VoIP. O termo “VoIP” refere-se a um grupo de tecnologias de protocolo que permitem a realização de chamadas pela Internet.

Não há dúvida de que o VoIP (Voice over IP) é uma tecnologia que está mudando completamente o sistema de comunicação das empresas. Transforma a voz em pacotes de dados para que você trabalhe na Internet e desfrute de uma telefonia mais eficiente com mais recursos e maior qualidade.

O principal desafio é selecionar o sistema que melhor atenda às necessidades de cada caso específico, a fim de obter os benefícios tecnológicos disponíveis.

A importância dos protocolos

Sistemas de telefonia pela Internet dependem de protocolos para sua operação. Esses protocolos determinam regras e parâmetros tecnológicos que permitem a comunicação entre dispositivos digitais, sistemas de telefonia e computadores.

Os protocolos também ditam a natureza dessa comunicação. Consequentemente, criam um livro de regras que pode ser seguido pelos desenvolvedores para a criação de dispositivos, tais como computadores, smartphones, tablets e impressoras.

Por esse motivo, os protocolos tendem a evoluir para os padrões do setor, facilitando a criação de terminais que podem se comunicar entre si.

Entendendo a telefonia SIP

O Session Initiation Protocol (SIP) é um poderoso protocolo de comunicação que pode ser usado para enviar mensagens multimídia para vários usuários e dispositivos, permitindo que as pessoas se comuniquem pela Internet usando computadores pessoais e dispositivos móveis.

A forma de telefonia IP que usa troncos SIP faz o mesmo trabalho que uma linha telefônica tradicional. Essa tecnologia elimina a necessidade de cabos físicos e permite que linhas virtuais conectem o sistema de telefonia à rede do provedor.

Ao contrário de serviços semelhantes, como troncos PBX, os troncos SIP podem suportar todos os tipos de mídia, incluindo voz, dados e vídeo.

Como resultado, a tecnologia SIP é geralmente preferida por empresas com várias filiais ou funcionários remotos que dependem muito de ferramentas de colaboração à longa distância.

É por isso que podemos dizer que o SIP é o motivo da revolução do sistema de comunicações.

Um grande benefício deste protocolo é a redução de custos. Como funciona através da Internet, é muito mais barato do que uma telefonia tradicional.

No entanto, o grande problema é a necessidade de comprar software e equipamentos especializados. Os telefones IP são aparelhos criados para operar com a telefonia VoIP e podem ser um pouco caros. Porém, você pode trocar o telefone IP por um software (chamado de softphone) que, na maioria das vezes, é muito mais barato e flexível.

Operadoras VoIP que se preocupam verdadeiramente com seus clientes, como é o caso da TW Solutions, oferecem softphone próprio e totalmente gratuito.

Vantagens

Dentre as inúmeras vantagens da telefonia SIP, podemos destacar:

  • Experiência – A tecnologia SIP tem vários anos e foi desenvolvida e testada por um longo tempo;
  • Mais variedade – Há muito mais empresas que oferecem telefonia baseada em SIP. Portanto, você pode escolher entre vários provedores para encontrar aquele que melhor lhe convier;
  • Boa qualidade – Ela oferece uma qualidade ótima, desde que você tenha uma boa conexão com a Internet.
2019-02-28T11:34:41-03:00segunda-feira, 17 dezembro 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários