Vale a pena pagar mais caro por um Link Dedicado?

Você já deve ter ouvido falar em Internet por link dedicado e, com certeza, se perguntou se valia a pena pagar mais caro por essa solução. O link dedicado é conhecido por suas vantagens de alta velocidade e estabilidade, mas também por preços maiores.

O exercício que vamos propor nesse tópico fará você refletir se sua atual Internet compartilhada, que é mais barata, está sendo suficiente para tocar o seu negócio com tranquilidade ou se é melhor pagar um pouco mais caro para eliminar dores de cabeça e ter um serviço de qualidade inegavelmente superior.

1

Antes de você analisar seus negócios e decidir se vale a pena pagar mais caro por um link dedicado, vamos entender melhor como essa solução funciona e por que ela é mais cara que a Internet compartilhada.

O que é um Link Dedicado?

Existe um caminho que seu computador precisa percorrer para trocar dados com o provedor de Internet e manter-se conectado. Em uma conexão compartilhada, diversos usuários percorrem esse mesmo caminho para chegar até o provedor.

A solução de link dedicado oferece um caminho exclusivo para você percorrer, ou seja, você não precisa caminhar com outros usuários e enfrentar congestionamento de acesso ao provedor.

Em uma analogia simples, a Internet compartilhada seria uma avenida movimentada com diversos carros querendo chegar a um mesmo destino e a Internet por link dedicado seria um corredor exclusivo somente para você: sem trânsito, sem congestionamento, sem sinal disputado, sem oscilações, sem quedas na conexão e muito, muito mais velocidade e estabilidade.

Por que o Link Dedicado é mais caro?

Até 2010, as operadoras precisavam entregar apenas 10% da velocidade contratada. Uma Internet compartilhada de 1Mbps, por exemplo, poderia entregar ao usuário uma taxa de 100kbps.

Essa velocidade mínima foi aumentando gradativamente até que, em 2014, a Anatel determinou que as operadoras deveriam entregar uma média mensal de, pelo menos, 80% da velocidade contratada. Seguindo o mesmo exemplo, o usuário deveria ser capaz de navegar com uma taxa média de 800kbps.

No entanto, isso não funciona na prática e muitas operadoras continuam entregando taxas de velocidade irrisórias a seus usuários.

Com a Internet dedicada, as coisas são diferentes. Velocidade e disponibilidade mais altas são garantidas em contrato e o usuário tem um serviço muito melhor a sua disposição.

2

Em uma solução de link dedicado, deve-se atender aos seguintes critérios:

  • Velocidade: ao contrário da Internet compartilhada que entrega apenas um percentual da velocidade contratada, na Internet dedicada esse percentual é de 100%, ou seja, se o usuário contratar 10 Mbps, deverá receber essa velocidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Disponibilidade: outra vantagem do link dedicado é a disponibilidade, já que, por contrato, o link deve estar operante 99,5% do tempo.
  • Download e Upload: no link dedicado, a velocidade é simétrica, ou seja, igual tanto para download quanto para upload, permitindo uma transferência de dados muito mais eficiente.

Por todos esses motivos, o link dedicado é mais caro que a Internet compartilhada, mas os benefícios que ele traz são incontáveis. Ao comparar a velocidade garantida pelas duas soluções, você perceberá que o custo-benefício da Internet dedicada é muito melhor.

Procure imaginar quanto sua empresa deixaria de faturar se dependesse de uma Internet compartilhada e suas constantes oscilações de velocidade e quedas de sinal.

Agora, imagine como o áudio e o vídeo da sua conferência seriam muito melhores se você contratasse uma solução de Internet dedicada. Imagine a estabilidade no download e upload de arquivos para seus parceiros mais importantes. Imagine ter problemas para resolver e poder solucioná-los sem depender de uma conexão ruim.

Para a maioria das empresas, a Internet compartilhada está se tornando um caso clássico de “barato que sai caro”. Analise se vale a pena continuar pagando menos por um serviço que não atende suas necessidades e ainda atrapalha o andamento do seu negócio. Aproveite e conheça as soluções de link dedicado da TW Solutions clicando aqui.

Site TW Solutions

2018-11-23T18:29:11+00:00sexta-feira, 3 fevereiro 2017|Fibra Óptica e Link Dedicado|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário