VoIP básico para iniciantes: entenda como funciona e faça sua migração!

VoIP básico para iniciantes: entenda como funciona e faça sua migração!


O VoIP básico para iniciantes que apresentaremos hoje traz os conceitos elementares da tecnologia Voice Over IP que serão muito úteis para quem ainda está avaliando a solução para sua empresa ou escritório home office.

Quer saber como funciona o VoIP básico antes de fazer sua migração? Basta conferir os próximos tópicos.

1

VoIP básico: o conceito

A telefonia VoIP (Voice Over IP ou Voz sobre Protocolo de Internet), também conhecida por telefonia IP ou telefonia digital, é uma tecnologia que permite a realização de chamadas telefônicas por meio da Internet.

Aos poucos, a telefonia VoIP vem tomando o espaço da telefonia convencional. Devido à facilidade na troca de informações, robustez de recursos e diminuição de custos, em pouco tempo, a comunicação por telefone do modo que conhecemos deixará de existir.

VoIP básico: os equipamentos

Os aparelhos que permitem a realização de ligações VoIP são chamados de telefones IP. Basicamente, são telefones quem podem ser conectados à Internet por meio de um cabo RJ45 e que possuem recursos que um telefone convencional não possui. Por esses motivos, os telefones IP são mais caros que os telefones convencionais.

Quem prefere continuar utilizando seus aparelhos convencionais pode comprar um ATA, Adaptador para Telefone Analógico, equipamento que permite a conversão de sinais analógicos em sinais digitais e, portanto, pode conectar um telefone comum a uma rede VoIP.

VoIP básico: os softphones

Softphones são softwares que simulam aparelhos telefônicos. Não é necessário investir em equipamentos físicos como Telefones IP e ATAs se você não quiser. Diversos softphones gratuitos estão disponíveis no mercado e eles podem substituir os telefones físicos.

Ligações realizadas de um softphone para outro softphone são gratuitas. Além disso, esses softwares possuem cada vez mais recursos e melhor qualidade, não deixando nada a desejar para os equipamentos físicos. Hoje em dia, a forma de comunicação mais utilizada na telefonia VoIP são os softphones.

2

VoIP básico: os recursos

A voz é apenas um dos recursos da telefonia digital. Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a convergência de informações, permitindo que os usuários possam se comunicar por vídeo e texto além de voz.

Alguns recursos comumente encontrados em uma solução de telefonia digital são:

  • Videoconferência
  • Transferência de chamadas
  • Atendimento eletrônico (URA)
  • Caixa Postal
  • Grupos de ramais
  • Filas de espera
  • Gravação de chamadas

VoIP básico: a economia

Por utilizar a Internet como meio de transporte de dados, a telefonia VoIP pode promover uma redução de custos de até 70%. Todas as tarifas nacionais e internacionais também são mais baratas na telefonia digital. Além disso, ligações realizadas entre os ramais da empresa, em qualquer lugar do mundo, são totalmente gratuitas.

A economia aumenta ainda mais devido às rotas de menor custo, um recurso presente em algumas soluções de telefonia digital que reduz ainda mais os gastos telefônicos. Uma rota de menor custo redireciona uma ligação para a linha telefônica com a menor tarifa no momento.

VoIP básico: a migração

Fazer a migração para um plano VoIP é muito simples. Você pode manter seu número de telefone atual optando pela Portabilidade TW Solutions ou contratar um novo número para o seu negócio.

Acesse essa página para conhecer nossos planos de Telefonia Corporativa e venha hoje mesmo para a telefonia digital. Sua economia e sua produtividade não podem esperar!

Site TW Solutions

2018-11-23T18:32:45+00:00quinta-feira, 24 novembro 2016|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário