VoIP: o que é, quais os benefícios e por que migrar hoje mesmo

VoIP: o que é, quais os benefícios e por que migrar hoje mesmo


VoIP: o que é, quais os benefícios e por que migrar hoje mesmo

Quase todas as pessoas que utilizam diferentes aplicações para se comunicarem, seja computadores, telefones ou tablets, já ouviram falar a respeito de uma tecnologia chamada VoIP.

No entanto, a maioria dos usuários não sabe, em profundidade, qual é seu escopo e tampouco as vantagens que essa tecnologia pode nos oferecer em nossas atividades diárias.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, em que consiste o VoIP, seus benefícios e quais são os principais motivos para você levar sua empresa a esse importante próximo passo. Boa leitura!

O que é VoIP?

VoIP é um acrônimo inglês para Voice over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo de Internet, em tradução livre). Trata-se de uma tecnologia que propicia comunicação por voz e sessões multimídia (tais como vídeo) por meio do Protocolo de Internet (IP).

Os provedores iniciais destes serviços oferecem soluções que refletem a arquitetura da rede telefônica convencional ou tradicional, enquanto os provedores de segunda e terceira geração construíram redes fechadas para bases de usuários privados, fornecendo chamadas gratuitas ou se afastando completamente da arquitetura tradicional de redes telefônicas.

As soluções VoIP permitem interação dinâmica entre usuários de qualquer domínio na internet. Para realizar chamadas por meio do VoIP, basta utilizar um telefone IP baseado em software (chamado de Softphone) ou um telefone VoIP baseado em hardware.

Dessa forma, chamadas telefônicas podem ser feitas em qualquer lugar e para qualquer pessoa, tanto em números VoIP quanto em telefones PSTN.

 width=

Quais os benefícios do VoIP?

Conforme mencionado, a economia que sua empresa pode fazer em cada chamada é um dos mais importantes benefícios do VoIP. Porém, existem muitas outras vantagens, entre as quais destacam-se:

  • Redução de custos relacionados à infraestrutura e manutenção;
  • Integração de serviços e possibilidade de implementação de novos recursos;
  • Voicemail integrado ao e-mail;
  • Possibilidade de fazer audioconferências (Call Conference);
  • Integração com sistemas de mensagens;
  • Monitoramento e gerenciamento de chamadas.

Por que migrar hoje mesmo para o VoIP?

O VoIP permite a união de dois mundos historicamente separados: o da transmissão de voz e o da transmissão de dados. Portanto, o VoIP não deve ser propriamente definido como um “serviço”, uma vez que este termo se refere a uma tecnologia.

O VoIP pode transformar uma conexão padrão com a internet em uma plataforma para fazer chamadas gratuitas. Ao utilizar alguns dos softwares gratuitos para chamadas VoIP que estão disponíveis na rede, sua empresa poderá evitar as empresas de telefonia tradicionais e, consequentemente, suas altas tarifas.

No passado, as chamadas VoIP costumavam ser de baixa qualidade, o que foi plenamente superado pelas soluções atuais e a proliferação de conexões de banda larga.

Talvez você ainda não saiba, mas é bastante provável que você já tenha utilizado um serviço de VoIP, por exemplo, ao fazer chamadas de longa distância via telefonia convencional, uma vez que as próprias operadoras utilizam esse recurso para reduzir custos.

Se até mesmo essas grandes corporações que, em tese, deveriam ser contrárias ao VoIP, se renderam aos seus inegáveis benefícios, não faz sentido manter a sua empresa pagando por um serviço que pode ser substituído por um outro de melhor qualidade e muito mais barato, não é mesmo?

ÁREA DE ATUAÇÃO:

VOIP São PauloVOIP RecifeVOIP Rio Grande do Sul
VOIP Rio de JaneiroVOIP SalvadorVOIP Mato Grosso
VOIP Belo HorizonteVOIP Porto AlegreVOIP Minas Gerais
VOIP CuritibaVOIP GoiasVOIP Espirito Santo

 

2018-12-04T12:15:56+00:00segunda-feira, 19 novembro 2018|Telefonia VoIP|0 Comentários

Sobre o Autor:

Trabalha com sites, SEO e produção de conteúdo para a web. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência. Paralelamente, tem outros quatro projetos: Mapa dos Bichos, Viva Com Felicidade, O Nexxus e BlogGeek.

Deixar Um Comentário